Você sabe o que são commodities? Apesar de ser um termo bem frequente em nossas rotinas, muitas pessoas não sabem o que elas são.

Porém, já que as commodities causam efeitos na Bolsa de Valores e geram bastante interesse em diversos investidores, é comum que os principais jornais comentem sobre elas quase todos os dias.

Em suma, para um investidor do mercado de ações brasileiro, é de extrema importância que se saiba o que são commodities. Isso se deve ao fato de o País ser um dos seus principais fornecedores no mercado global.

Além disso, muitas empresas desse setor são listadas na B3 e apresentam grande representatividade no que diz respeito a participações no Ibovespa – o principal índice do mercado brasileiro.

Sendo assim, para investidores que desejam saber o que são commodities, bem como os tipos existentes, criamos este artigo.

Boa leitura!

O que são Commodities?

Primeiramente, para responder à pergunta "o que são Commodities?", é necessário que se tenha em mente que elas são insumos básicos que podem ser usados na indústria de transformação quando retirados, explorados, extraídos da natureza ou sofrem uma transformação básica.

Ou seja, são, basicamente, a matéria-prima de qualquer cadeia de produção.

A palavra Commodity é proveniente do inglês e significa, em tradução livre, mercadoria. Portanto, de maneira genérica, a palavra era utilizada para denominar qualquer tipo de produto.

No entanto, com o crescimento do mercado de capitais, passou-se a utilizar o termo para denominar produtos de qualidade e características uniformes.

Tais produtos podem ser produzidos, em tese, em qualquer país do mundo sem alterar sua utilidade na indústria de transformação.

Nesse ínterim, a título de ilustração, temos o caso do açúcar, que, por mais que existam variações de sua procedência (cana-de-açúcar, beterraba) e de seus tipos (demerara, refinado, mascavo), possui um material bruto de utilidade praticamente igual em qualquer lugar do globo.

Ainda, a mesma coisa acontece com o Petróleo, que, apesar de também existirem diversos tipos, densidades e composições de impurezas distintas, a utilidade primária é a mesma: insumo para refinaria.

Quais são os tipos existentes de Commodities?

Em suma, a principal característica desses insumos é que conseguem ser produzidos e processados em grande proporção e em qualquer lugar do mundo.

Além disso, podem ser armazenados durante longos períodos sem perder qualidade e valor.

Ademais, os produtos para serem considerados commodities devem apresentar algumas características em comum.

São elas:

  • grande importância mundial;
  • produtos de origem primária;
  • alto nível de comercialização;
  • pouca industrialização;
  • qualidade e traços uniformes de produção; e
  • não haver diferenciação de marca.

Porém, diferentemente do que muitos acham, no mercado, são comercializadas diversas categorias de commodities. Isto é, cada qual com suas particularidades.

Assim, há certa dificuldade de definir, de fato, o que são commodities. Porém, faremos isto para você, investidor.

No mundo, existem dois tipos de commodities:

  1. Renováveis (Soft Commodities), sendo predominantemente produtos agropecuários;
  2. Não-renováveis (Hard Commodities), que são as extraídas de uma reserva natural, sem a possibilidade de reproduzir em um curto espaço de tempo, como minerais e petróleo.

Além dessa classificação, temos uma que se baseia na origem e na característica dos insumos. Ela pode ser vista a seguir:

Agrícolas

Tal categoria é composta por commodities oriundas do agronegócio. Além disso, deve-se ressaltar que parte relevante delas são de extrema importância para a economia brasileira. Exemplos desse tipo são:

  • Suco de laranja
  • Milho
  • Café
  • Soja
  • Trigo
  • Açúcar
  • Algodão

Quer saber quais foram os Melhores Fundos de Investimento de 2020 e quais são os 3 Melhores Fundos para você investir em 2021

Então baixe agora o nosso Report Exclusivo e Gratuito sobre o assunto e comece 2021 aumentando seus ganhos! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

report-investir-em-fundos-ranking-levante-advice


Ambientais

Já esse tipo de commodity diz respeito aos bens produzidos por meio de recursos naturais. Ademais, são extremamente importantes para a produção agrícola e industrial. São elas:

  • Madeira
  • Energia (geração)
  • Água

Minerais

São recursos relacionados à energia, minerais e metais diversos. Os tipos mais comuns são:

  • Ouro
  • Petróleo
  • Etanol
  • Gás natural

Financeiras

Essa categoria diz respeito a títulos emitidos pelo governo e a moedas negociadas ao redor do mundo, como:

  • Euro
  • Dólar americano
  • Real
  • Títulos públicos do governo federal (Tesouro Direto)

Como funciona o Mercado de Commodities?

Sendo comum no mundo todo, as commodities são negociadas em grande volume nas Bolsas mais líquidas. Além disso, há certos produtos que são tidos como referência.

Ou seja, tal aspecto referencial diz respeito ao preço, à qualidade e ao tipo de uma determinada Commodity.

Por isso, dentro de um mesmo produto (açúcar, soja, trigo, ouro, prata), há os chamados produtos de referência, que, em geral, são os mais abundantes e disponíveis no mercado.

Desse modo, tendo em vista as diferenças de especificações, características e origem de um determinado produto, surgem, a partir do preço de referência, as suas variações de preço e demais cotações.

Portanto, em suma, os produtos de melhor qualidade são aqueles negociados com valor maior que o preço de referência, com o oposto sendo verdade.

Como é a oferta e a demanda pelas Commodities?

Além de características iguais, as commodities possuem a mesma dinâmica de negociação no mundo inteiro.

Isto é, com os preços de referência oscilando conforme a oferta e a demanda mundial pelos produtos.

Periodicamente, observamos oscilações que dizem respeito à valorização e à queda nas cotações das commodities.

Ademais, apesar de, basicamente, depender do equilíbrio entre oferta e demanda, o lado da oferta, geralmente, é quem dita as variações de maior magnitude no mercado.

Além disso, vale sempre estar atento à volatilidade do mercado e dos ativos.

Demanda

Em suma, a demanda tende a sofrer poucas oscilações, pois as commodities são insumos essenciais para diversos tipos de indústria.

Como exemplo prático recente, temos a situação do minério de ferro que ocorreu em 2020. O minério apresentou uma valorização histórica – pelo lado da demanda – em seus preços durante as últimas semanas do ano.

Basicamente, devido à forte demanda e à pouca oferta da commodity, os preços do minério de ferro foram às alturas.

Oferta

 Já no que diz respeito à oferta, a produção das commodities pode, também, sofrer com as instabilidades não programadas, tais como comportamento climático, epidemias etc. – o que gera uma disparada de preços.

Possuir um produto em abundância pode ser prejudicial para os preços. Isto é, quando há uma produtividade maior que a demanda, certamente, os preços são derrubados devido ao excesso de disponibilidade no mercado.

A título de ilustração, temos a recente situação da queda dos preços do petróleo durante a pandemia.

Devido às medidas de isolamento social e de paralisação das atividades, o fluxo de pessoas em trânsito diminuiu, o que, consequentemente, gerou uma queda brusca na demanda por derivados de petróleo. Isso afetou, por exemplo, as ações da Petrobras (PETR3/PETR4).

Portanto, de maneira geral, esse movimento derrubou as cotações, de forma generalizada, da commodity.

Como investir no mercado de Commodities?

Em suma, como visto no tópico anterior, os preços das commodities variam de acordo com a oferta e a demanda. Desse modo, para os investidores, há boas oportunidades de ganhos.

O comércio de commodities é realizado em um ambiente de negociação chamado mercado futuro. Nele, negociam-se produtos por meio de contratos futuros, os quais visam à proteção dos investimentos contra possíveis variações de preços.

Aliás, para investidores mais experiente, as commodities significam um bom proveito para a diversificação.

Esse tipo de mercado trabalha diretamente com as oscilações do mercado.

Isto é, as possibilidades podem ocorrer tanto em momentos de alta como em momentos de baixa. Além disso, volume e liquidez apresentam-se como pontos positivos desse mercado.

Contudo, apesar de as commodities movimentarem grandes quantias mundo afora e de as possibilidades de obtenção de lucro serem incontáveis, o mercado futuro não é indicado para iniciantes.

Portanto, lembre-se de que, quando falamos de renda variável, investimentos podem trazer ótimos ganhos ou prejuízos.

Ademais, vale dizer que há diversos Fundos Multimercado e ETFs que investem em commodities!


Quer ficar por dentro dos Conteúdos e Análises da Levante Advice em primeira mão? 

Então entre agora no nosso Grupo Exclusivo do Telegram gratuitamente! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

telegram-advice


Conclusão

Em suma, investir em commodities é um universo para investidores que buscam novos tipos de alocações, bem como a obtenção de generosos lucros.

Porém, é necessário atentar-se às noções de funcionamentos desse tipo de investimento, do mercado em que se negocia, bem como ter um noção geral de o que são commodities.

Pois, assim como ele pode trazer bons rendimentos, pode, também, acarretar perdas. E, vale lembrar, commodities não são recomendadas para Reserva de Emergência.

Por fim, esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender melhor sobre o que são commodities. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo! Estamos sempre prontos para ajudá-lo! 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe