Atualmente, muito se fala, no mercado financeiro, em investir em Dólar. Porém, quase sempre surge a dúvida: “Como fazer isso?”

Há, em suma, diversos modos de se investir na moeda. Uma das opções mais interessantes é por meio de Fundos Cambiais, como demonstraremos à frente.

Ademais, em momentos de turbulências política e econômica, essa opção de investimento sempre chama atenção. Isso se deve ao fato de o Dólar ser considerado uma moeda forte e, até mesmo, poder servir de hedge.

Neste artigo, comentaremos alguns pontos importantes sobre como investir em dólar e se realmente a moeda representa uma boa opção de investimento.

Por que investir em dólar? 

São vários os motivos que levam um investidor a investir em Dólar ou em outra moeda estrangeira.

No geral, essa pode ser uma boa aplicação por conta de o Dólar poder servir como:

  1. Reserva de valor;
  2. Proteção de patrimônio; ou
  3. Obtenção de rentabilidade. 

Em suma, o poder de compra de qualquer moeda sempre tem uma importância muito grande quando falamos sobre a preservação do patrimônio de investidores.

Quando ocorre um aumento na inflação, por exemplo, a moeda nacional perde valor ao longo do tempo. Isso acarreta, à população desse país, basicamente, uma perda do poder de compra.

Claro que não é apenas a inflação que influencia a valorização, ou não, de uma moeda. A situação macroeconômica de um país, que influencia diretamente a situação de sua moeda, vai além da inflação.

Portanto, quando uma pessoa possui recursos no exterior ou em moeda estrangeira, ela consegue ter uma reserva de valor que fica protegida de problemas internos em seu país.

Assim, investir em Dólar é uma forma de buscar segurança, já que ele é uma moeda mais forte que o Real.

Além disso, ao realizar esse tipo de alocação, diversifica-se a carteira de investimentos. E, ainda, é possível conseguir rentabilidade em situações específicas.


Quer saber quais foram os Melhores Fundos de Investimento de 2020 e quais são os 3 Melhores Fundos para você investir em 2021

Então baixe agora o nosso Report Exclusivo e Gratuito sobre o assunto e comece 2021 aumentando seus ganhos! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

report-investir-em-fundos-ranking-levante-advice


Como investir em Dólar?

Existem diversas opções para investir em dólar. Desde a possibilidade de compra de papel-moeda, ou seja, investindo diretamente, até por meio de Fundos Cambiais. 

No Brasil, é possível encontrar opções para realizar esse investimento de forma simples e segura. Algumas das principais formas de se investir em dólar são:

  • Comprar o papel-moeda em casas de câmbio ou bancos;
  • Investir em Fundos Cambiais;
  • Operar no mercado futuro;
  • Buscar outros Fundos de Investimento (Fundos Multimercado, ETFs - Exchange Traded Funds etc.);
  • Comprar dólar por meio de empresas exportadoras.

Quais os principais cuidados ao investir em Dólar?

Investir em Dólar não é tão difícil quanto muitos pensam. Entretanto, existem alguns cuidados e boas práticas que devem ser tomados para que esse processo ocorra sem problemas.

Como vimos, há basicamente dois caminhos para quem deseja realizar esse tipo de investimento:

  • Investimento direto (compra do papel-moeda); e
  • Investimento indireto (por meio de outros ativos).

E, como em qualquer tipo de aplicação, investir em dólar também envolve riscos.

Por isso, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Fique de olho na variação cambial;
  • Lembre-se sempre de que a cotação é realizada tendo o Real como base, o que faz com que o valor dependa das situações econômicas brasileira e americana;
  • Pesquise o histórico dos Fundos Cambiais (em caso de investimento por meio deles) antes de realizar qualquer investimento;
  • Tente sempre não agir por impulso;

Como investir por meio de Fundos Cambiais (FCs)?

Quando se fala em reserva de valor e diversificação da carteira, os Fundos Cambiais (FCs) tendem a ser uma das opções mais procuradas por investidores Brasil afora.

Muitos desses Fundos focam o Dólar e tem como objetivo promover segurança cambial para seus cotistas. E, em alguns casos, eles podem conseguir boas rentabilidades.

Basicamente, o funcionamento dos Fundos Cambiais é o mesmo que o de outros tipos de fundos.

Ou seja: os investidores compram as cotas do fundo em Bolsa e um Gestor especializado gerencia os investimentos do fundo de acordo com certos objetivos e estratégias. E, é claro, seguindo determinações preestabelecidas. 

Além disso, há a questão das taxas e dos impostos cobrados em fundos. Muita atenção: quem investe em FCs está sujeito a pagar as taxas de administração e, em alguns casos, performance do fundo, além de IOF e IR.

Geralmente, é muito prático investir em Dólar por meio de Fundos Cambiais, além, é claro, de este tipo de investimento ter a vantagem de um Gestor especializado na alocação dos recursos. Este é um ponto muito positivo dos FCs, pois contar com um bom Gestor é sempre importante quando falamos de investimentos. 

Para saber mais como funciona a gestão de investimentos, basta clicar no link anterior e ler o nosso artigo sobre o tema!

Assim, caso queira investir em Dólar por meio de Fundos Cambiais, basta ter conhecimento dos detalhes da aplicação e analisar, com atenção, se é uma opção que atende aos seus objetivos.

Agora que você já entende um pouco mais sobre como investir em Dólar, convidamos você a ficar sempre por dentro das novidades do mercado de Fundos de Investimento. Confira nossos conteúdos e aprenda mais sobre esse universo. 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe