Você, investidor, sabe o que são Fundos de Tijolo? Venha conosco neste artigo e aprenda tudo sobre esse tipo de investimento!

Em suma, os Fundos Imobiliários (FIIs) são muito populares no Brasil, especialmente para quem se interessa por investimentos de renda mensal.

Porém, mesmo tão atrativos, eles demandam atenção dos investidores sobre as principais características dos tipos de Fundos dessa categoria.

Temos, por exemplo, dentro dos FIIs, os Fundos de Papel, que consistem em Fundos Imobiliários que investem em títulos ligados a esse mercado.

Além deles, como destaque, temos os Fundos de Tijolo, que investem mais diretamente em ativos imobiliários e podem ser boas opções para quem busca investimentos que tragam bons rendimentos periódicos. 

Então, neste artigo, nós, da Levante Advice, explicaremos como esse tipo de Fundo funciona, bem como quais são as suas vantagens e desvantagens.

Desse modo, você saberá como escolher um Fundo de Investimento mais adequado aos seus objetivos!

O que são Fundos de Tijolo? 

Diferentemente dos Fundos de Papel, os Fundos de Tijolo são um tipo de Fundo Imobiliário com foco em imóveis reais.

Isto é, eles investem em ativos físicos.

Além disso, geralmente, o objetivo central desses Fundos é fazer com que os imóveis gerem renda mensal por meio do aluguel. 

Porém, eles também podem, por meio de diferentes estratégias, ganhar com a valorização do imóvel alugado, vendendo-o quando ele estiver a um preço maior que o da aquisição. 

Em suma, esse tipo de Fundo pode ser uma boa opção para investidores que querem se expor à renda variável, mas que preferem investimentos, no geral, mais estáveis.


Quer ficar por dentro dos Conteúdos e Análises da Levante Advice em primeira mão? 

Então entre agora no nosso Grupo Exclusivo do Telegram gratuitamente! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

telegram-advice


Quais são as principais características e ativos de um Fundo de Tijolo?

Os Fundos de Tijolo, como já dito, investem diretamente em ativos imobiliários. Porém, em quais ativos? 

A escolha dos imóveis nos quais esses Fundos investem tem relação direta com o tipo de estratégia que eles seguem.

Por exemplo, são muito famosos os FIIs de Tijolo que investem (ou seja, compram/detêm) em imóveis ligados ao setor de Shoppings e afins.

Há, também, aqueles que alocam principalmente em galpões logísticos, com foco em alugá-los para empresas que precisam desses locais para a distribuição de seus produtos. 

Abaixo, segue uma lista com os seis tipos de ativos (setores) principais de diferentes estratégias dos Fundos de Tijolo:

  • Lajes Corporativas;
  • Galpões Logísticos;
  • Shopping Centers;
  • Agências Bancárias;
  • Segmento Educacional; e
  • Híbridos.

Quais são as vantagens e desvantagens dos Fundos de Tijolo?

Em suma, qualquer tipo de investimento possui pontos positivos ou negativos.

Portanto, inserir, ou não, os Fundos de Tijolo em sua carteira vai depender do seu perfil e do seu objetivo de diversificação.

Mas, dentre os principais pontos, podemos mencionar:

  • Desvantagens: A médio prazo, a valorização dos Fundos de Tijolo tende a ser menor se comparada com o retorno das ações, por exemplo. Ou seja, para aqueles que buscam ganhos maiores e maiores valorizações, os Fundos de Tijolo podem não ser os mais recomendados, já que o foco deles é, principalmente, a geração de renda constante.
  • Vantagens: No geral, a vantagem dessa modalidade consiste justamente no ponto citado acima: o recebimento de rendimentos (dividendos, proventos) periódicos. Além disso, com os Fundos de Tijolo esse "dinheiro extra" é mais garantido, posto que quem controla o valor do aluguel dos imóveis é, na maior parte das vezes, o próprio Fundo.

Além disso, conta-se com um gestor de investimentos, uma grande vantagem, já que ele irá gerir os imóveis do Fundo de maneira mais estratégica e profissional. 

Dessa forma, o investidor em si não precisa se preocupar com a busca por inquilinos e a cobrança de aluguel, por exemplo.

Por fim, recomendamos dois artigos da Levante Advice sobre FIIs que ajudarão você a entender melhor esse tipo de Fundo e investir com mais qualidade. 

São eles: Entenda como funciona a estratégia de obter renda com FIIs e Ganhos com Fundos Imobiliários: saiba mais sobre a estratégia de valorização.

Lembre-se, também, de acompanhar o IFIX, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários da B3.

Ele aponta o desempenho das cotas dos FIIs que compõem a sua carteira teórica em um determinado período e servem como benchmark para diversos FIIs. 

Esperamos que este texto tenha ajudado você a ter uma escolha mais assertiva. Ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento dos Fundos de Tijolo? Deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre prontos para ajudá-lo! 


Quer saber quais foram os Melhores Fundos de Investimento de 2020 e quais são os 3 Melhores Fundos para você investir em 2021

Então baixe agora o nosso Report Exclusivo e Gratuito sobre o assunto e comece 2021 aumentando seus ganhos! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

report-investir-em-fundos-ranking-levante-advice

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe