Com as diversas opções que o mercado financeiro oferece, é fundamental que se tenha conhecimento sobre as variadas estratégias de investimento.

Aliás, quando o tema são Fundos de Investimento, há alguns pormenores - especialmente relacionados às características de cada categoria - que devem ser levadas em conta.

Por exemplo, quais são, de fato, as diferenças entre Fundos Multimercado e Fundos Cambiais, ou entre Fundos de Renda Fixa e Fundos de Ações? É claro, a resposta mais óbvia seria: os ativos nos quais eles investem, ora! 

Porém, como tudo no mercado financeiro, o assunto é um pouco mais complexo que isso... 

Além, é claro, de ele ser extremamente importante, pois apenas entendendo realmente as estratégias de investimento dos Fundos é que você saberá como escolher um Fundo de Investimento de fato! 

Ademais, para conseguir analisar quais são os Melhores Fundos de Investimento do mercado, apenas um conhecimento básico sobre eles não ajuda. 

Sendo assim, nós, da Levante Advice, preparamos este artigo para explicar a você, investidor, como funcionam as principais estratégias de investimento em Fundos.

O que uma estratégia de investimento deve ter? 

As estratégias de investimento carregam consigo alguns atributos essenciais, independentemente do tipo de ativo escolhido.

Naturalmente, elas podem sofrer alterações. Afinal, podem depender de diversos parâmetros que influenciam o processo de investimento.

Mas, em geral, alguns dos principais fatores que as estratégias de investimento levam em conta são:

  • Ativos nos quais se irá investir;
  • Definição de objetivos - no caso dos Fundos, o benchmark, por exemplo;
  • Período de investimento nos ativos (que pode ser de longo ou curto prazos);
  • Público-alvo;
  • Nível de diversificação;
  • Mercados de interesse; e
  • Tipo de gestão (ativo ou passivo).

Quer saber quais foram os Melhores Fundos de Investimento de 2020 e quais são os 3 Melhores Fundos para você investir em 2021

Então baixe agora o nosso Report Exclusivo e Gratuito sobre o assunto e comece 2021 aumentando seus ganhos! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

report-investir-em-fundos-ranking-levante-advice


Quais são as principais estratégias de investimento em Fundos?  

De modo geral, o entendimento das estratégias de investimento em Fundos perpassa por uma subdivisão de categorias.

Abaixo, trazemos os principais tipos de Fundos e suas estratégias:

Fundos Multimercado

Na categoria dos Fundos Multimercado, há grande possibilidade de diversificação, pois o gestor não possui a obrigatoriedade de investir em um ativo específico. Porém, grande parte dos objetivos de investimento do Fundo devem ser informados em seu regulamento.

Ademais, existem algumas estratégias básicas, como:

  • Estratégia Macro

Nela, é possível investir em diversas classes de ativos, mas o cenário macroeconômico é o principal "norte" para as aplicações. Além disso, são utilizados alguns indicadores como PIB, inflação, taxa de desemprego e de juros.

  • Estratégia Long & Short

Nesta estratégia, a rentabilidade se dá mediante ao valor relativo entre ações compradas (long) e vendidas (short).

Ou seja, a operação desses fundos é baseada na estratégia Long and Short.

Tal estratégia busca investimentos simultâneos em ativos (ações, na maior parte das vezes) correlacionados visando ao aumento de preço da ação comprada em relação à ação vendida.

Como o próprio nome sugere, o investimento é feito fora do País, com os tipos de ativo e os mercados escolhidos dependendo da abordagem do gestor.

Para ser classificado como um Fundo Multimercado Investimento no Exterior, é necessário que, no mínimo, 67% do patrimônio seja alocado em ativos fora do Brasil.

Fundos de Ações 

Os Fundos de Ações (FIA) têm como foco montar uma carteira de investimentos que invista, principalmente, em ações.

Como nesse cenário as variações de preços são mais altas, normalmente, a categoria é indicada para investidores de perfil mais arrojado.

  • Estratégia de Investimento no Exterior

Semelhante à estratégia citada nos Fundos Multimercado, aqui, o foco são os investimentos em ações fora do País. Nessa estratégia, também é necessário que, no mínimo, 67% do patrimônio seja investido no exterior.

  • Estratégias Long Only

Fundos que operam por meio da estratégia Long Only visam à compra de ativos e à valorização de ações adquiridas.

Dentro do “economês”, o termo “Long” simboliza a parcela do Fundo comprada em ações.

Isto é, significa que são Fundos apenas comprados e, por isso, apostam sempre na valorização das ações nas quais investem.

  • Estratégia Long Biased

Fundos de Ações Long Biased têm como objetivo investir em ações que apresentam um grau de liberdade maior quando comparados aos Fundos Long Only.

Esse tipo de estratégia leva em consideração medidas de proteção (hedge), como posições vendidas e derivativos.

Fundos de Renda Fixa

Por apresentarem uma oscilação mais baixa, os Fundos de Renda Fixa são indicados para investidores mais conservadores.

Nesse tipo de carteira, os investimentos são centrados em opções de renda fixa, como títulos do Tesouro Direto e CDBs. As principais estratégias são: 

  • Estratégia de Inflação

Uma ótima maneira para proteção, essa estratégia acompanha as variações de preço do país e os principais indicadores, como o IPCA  —  Índice de Preços no Consumidor.

  • Estratégia de Crédito Privado

Aqui, é necessário que, pelo menos, 50% do patrimônio seja investido em títulos privados.

Ou seja, o investidor "empresta" o seu dinheiro para instituições privadas e lucra com os juros cobrados.


Fique por dentro dos Conteúdos e Análises da Levante Advice em primeira mão entrando agora no nosso Grupo Exclusivo do Telegram gratuitamente! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

telegram-advice


Qual é a importância do acompanhamento?

Após a escolha da categoria do Fundos de Investimento e da estratégia mais adequada para o seu perfil, sempre é indicado um acompanhamento constante do desenvolvimento da aplicação.

Assim, você poderá fazer as alterações necessárias para se assegurar de que o processo seja mais seguro e vantajoso.

Além disso, quando o tema são os Fundos de Investimento, é interessante contar com o auxílio de um gestor e de analistas de qualidade, que possuem um olhar mais técnico e aprofundado sobre o assunto.

Por fim, esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que tenha entendido como funcionam as principais estratégias de investimento em Fundos.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário. Afinal, estamos aqui para ensinar a você, investidor, tudo sobre o mercado e os Fundos.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe