O mercado de Fundos de Investimento é muito amplo. Para se ter uma ideia, são exatamente 25.554 Fundos existentes e 21.765.836 cotistas.

No entanto, alguns Fundos são usados simplesmente como veículos de investimento – seja para um Fundo exclusivo, para uma operação específica, para uma organização patrimonial, entre outras possibilidades diversas.

Quando tiramos essa parte e consideramos apenas Fundos com 50 ou mais cotistas, chegamos ao resultado de, no total, 3.813 Fundos. Dentre eles, diversos são reconhecidos no mercado, apresentam bons resultados, possuem estratégias complexadas e elaboradas... Mas, aqui, a questão é outra.

Neste artigo, responderemos à famosa – e importante – pergunta: “Desses Fundos independentes, quais são os Fundos de Investimento mais queridinhos dos brasileiros, aqueles que possuem as maiores quantidades de cotistas?”

Antes de continuarmos, porém, um aviso se faz necessário: a quantidade de cotistas leva em conta diferentes Fundos, mas que seguem a mesma estratégia (Fundo Master). 

Primeiro lugar: ALASKA BLACK INSTITUCIONAL FIA, com 109.287 cotistas

O Alaska Black Institucional Fundo de Investimento em Ações tem dois pontos que o fazem ganhar essa disputa, possuindo o maior número de cotistas dentre todos os outros Fundos de Investimento independentes.

Primeiro, o seu gestor, Henrique Bredda. Bredda é um dos mais conhecidos e admirados gestores de recursos do País, sempre muito presente nas mídias sociais. O segundo ponto consiste no excelente desempenho dos Fundos da gestora nos últimos anos.

O Fundo é um Fundo de Investimento em Ações (long only) que possui uma volatilidade alta a fim de buscar retornos mais altos. A decisão de investimento, na maior parte das vezes, é tomada via bottom-up (de baixo para cima), ou seja, é feita por meio de uma análise que leva em conta mais a empresa do que o cenário e os ciclos econômicos.

A quantidade de ações da carteira do Fundo fica, na média, entre 15 e 20. Abaixo encontram-se as 3 principais posições do Fundo¹:

carteira-alaska-maiores-posicoes

Segundo lugar: DAHLIA TOTAL RETURN MULTIMERCADO, com 107.483 cotistas

O Dahlia Total Return FIC FIM é um Fundo Multimercado que se utiliza da análise fundamentalista para a seleção dos ativos, tendo como objetivo retorno absoluto.

Sua política de investimento tem como foco analisar a estrutura de capital das empresas buscando arbitragem entre a ação na Bolsa e a dívida corporativa, visando, assim, a uma alocação de capital de forma eficiente (maior retorno com menor risco) – dado o leque mais amplo de oportunidades.

A composição da carteira do Fundo é complementada com derivativos de ações, de moedas e de renda fixa, de forma a buscar proteção e controlar o nível de risco.

Em sua estratégia de ações, o Fundo possui posições compradas e vendidas, tendo um viés mais comprado – o que o torna mais parecido com um Long Biased.

O principal motivo do recente crescimento do Fundo fica por conta da rentabilidade obtida nos últimos anos pela equipe de gestão, a qual uniu a sua experiência no mercado para criar uma gestora independente que busca se diferenciar de outras gestoras com uma equipe sênior e experiente, com habilidades distintas e complementares. Essa equipe conta com gestores e analistas que possuem conhecimento de diferentes classes de ativos, conhecimento técnico das empresas listadas na América Latina e uma ampla rede de contatos nas empresas.

As principais posições do Fundo são as seguintes²:

carteira-dahlia-maiores-posicoes

Terceiro lugar: WESTERN ASSET FI AÇÕES BDR NÍVEL I, com 106.691 cotistas

O Western Asset BDR é um Fundo que rentabiliza a sua carteira por meio de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), ou seja, por meio de ações negociadas no Brasil de empresas sediadas no exterior.

A gestão é realizada em conjunto com outra gestora de ações do Grupo, a ClearBridge Investments, que fica nos EUA. Um time no exterior facilita e melhora a escolha das ações.

O Fundo tem como objetivo superar o Índice S&P 500 + 4% + a variação cambial por meio de uma gestão fundamentalista de empresas norte-americanas listadas no Brasil.

Em suma, o Fundo caiu no gosto dos investidores por ter entregado um excelente resultado nos últimos anos. Além disso, a facilidade para investir no exterior que ele possibilita é outro atrativo importante que possui.

As principais posições do Fundo são as seguintes³:

carteira-western-asset-principais-posicoes

Conclusão (+ Oportunidade Exclusiva)

Por fim, vale dizer que, na análise realizada neste artigo, levamos em conta apenas as gestoras independentes, ou seja, deixamos de fora os Fundos de bancos.

Agora, temos uma Oportunidade Exclusiva para você.

Nós, da Levante Advice, preparamos um material exclusivo e gratuito para você sobre os Melhores Fundos de Investimento em 2020, com um extra especial: 3 outros Fundos para você ficar de olho em 2021!

O Relatório Os Melhores Fundos de Investimento de 2020 – E Outros 3 para Você Ficar de Olho em 2021 foi especialmente elaborado pelo nosso CIO, Felipe Bevilacqua, com base na Metodologia Levante Advice de Análise de Fundos.

Essa Metodologia tem dois pilares: o Qualitativo e o Quantitativo.

A nossa Metodologia Quantitativa leva em consideração, respectivamente, os aspectos de “Risco”, “Retorno” e  “Liquidez”. Já a Qualitativa considera os aspectos de “Pessoas” (Profissionais do Fundo), “Processos de Investimento” e “Empresa” (Análise da Gestora).

Fique tranquilo, todos os detalhes estão no Relatório Exclusivo que fizemos para você, assim como os Fundos em que você deve ficar de olho neste ano – e muito mais!

Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar no botão abaixo!

report-melhores-fundos-de-investimento-advice

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe