A Hashdex lançou, nesta terça-feira (13), o Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price Fundo de Índice, novo ETF (Exchange-Traded Fund) da empresa que busca replicar um Fundo chamado Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF.

O novo ativo, que será negociado sob o ticker “BITH11”, vai ser 100% exposto ao Bitcoin e terá filtro ESG (Envirolmental, Social e Governance). O Fundo vai ter metas de sustentabilidade que buscarão neutralizar as emissões de carbono.

A intenção do ativo é espelhar um índice que tem como objetivo reduzir as emissões de carbono derivadas da mineração.

Dessa forma, para cumprir tal proposta, o Fundo contará com o auxílio da Crypto Carbon Ratings Institute, que calcula a emissão de carbono em redes blockchain.

Além disso, o ETF planeja reserva parte do patrimônio líquido do ativo para investimentos em projetos sustentáveis.

O Fundo cobrará uma taxa de 1% ao ano. A aplicação mínima ainda não foi definida, mas a previsão é de que seja de R$ 50.

Ademais, o ativo deve começar a ser negociado na B3 somente a partir da primeira metade do mês de agosto, com o período de reserva de cotas até 30 de julho por meio das plataformas dos coordenadores da oferta (XP, Itaú BBA e Banco Genial).

Esse é o segundo Fundo de Índice de criptomoedas da Hashdex. Em abril, a empresa lançou o HASH11, que replica o Nasdaq Crypto Index. O Fundo conta com diferentes criptomoedas na carteira, como Bitcoin, Ethereum, Stellar, Litecoin, Bitcoin Cash e Chainlink.

Bitcoin e a pauta ESG

Recentemente, durante live promovida pela Verde Asset Management, o CEO e cofundador da Hashdex, Marcelo Sampaio, havia comentado que o imbróglio na China relacionado à saída dos mineradores do país seria bom para a pauta ESG.

Na ocasião, o CEO também ressaltou que a descentralização da mineração e do uso da energia na China poderia ser interessante para o mercado de criptoativos.

Fundos de Bitcoin

O BITH11 se junta ao QBTC11, Fundo pertencente à gestora QR Asset Management, como os únicos ETFs “100% Bitcoin” da Bolsa de Valores. O ativo da QR Asset foi o primeiro ETF da América Latina com 100% de exposição ao Bitcoin.

O BITH11 é o terceiro Fundo de Índice com exposição a criptoativos.

Atualmente, a B3 possui 7 ETFs de Renda Fixa e 36 de Renda Variável.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe