Você sabe o que são Fundos Temáticos? Neste artigo, iremos tratar sobre tudo que você precisa saber sobre eles. Acompanhe mais abaixo!

O mercado de fundos de investimento, que há algum tempo era muito restrito e não apresentava muitas opções de diversificação, vem passando por mudanças.

Uma das mais importantes para os investidores se refere à variedade de ativos.

Os investidores mais experientes em fundos estavam acostumados com as empresas sendo reunidas por um mesmo segmento, sob viés mais setorial.

Com as novas modalidades de fundos, os investidores muitas vezes se deparam com as empresas divididas por temas, como genética, energia renovável etc.

Além disso, o investimento em empresas estrangeiras também está mais simples e prático.

Antes, o investidor que quisesse aplicar em ativos de outros países precisava abrir conta em alguma corretora internacional.

Agora há produtos que permitem fazer esses investimentos por meio das nossas próprias corretoras.

Neste sentido, temos os chamados fundos temáticos, nos quais os ETFs (Exchange Traded Funds, os fundos de índice negociados em Bolsa) são os principais expoentes desse tipo de produto.

A seguir, comentaremos mais sobre esse tipo de fundo e traremos alguns exemplos negociados no nosso mercado.

O que são Fundos Temáticos?

Resumidamente, podemos dizer que fundos temáticos são aqueles que investem com foco em um determinado "tema".

Em outras palavras, é aquele fundo que aposta na valorização de empresas que tendem a se beneficiar do desenvolvimento e do crescimento de novas tendências no médio e longo prazo.

Ou seja, o fundo reunirá empresas que investem em determinada tendência.

Dessa forma, por se tratar de temas que ainda não são totalmente consolidados, esse tipo de investimento representa um certo risco.

Afinal, são tendências que podem ou não se concretizar no futuro.

Dentre as principais tendências atualmente, podemos citar os investimentos em ESG (melhores práticas em meio ambiente, social e governança corporativa), criptomoedas e cannabis, por exemplo.

Conforme citado anteriormente, os ETFs são os principais expoentes desse modelo de investimento.

ETFs temáticos do nosso mercado

O mercado de ETFs é uma das classes de fundos de maior destaque em 2021.

Podemos citar alguns dos ETFs do mercado que são vistos como fundos temáticos.

O primeiro é o DNAI11, ETF da Itaú Asset que replica o desempenho do MSCI USA IMI Genomic Innovation Select 50, índice que é composto por empresas do setor de sequenciamento genético na área da saúde e da agricultura.

Além desse, o Itaú tem mais um produto temático em seu portfólio.

Trata-se do MILL11.

Conhecido também como It Now MSCI USA IMI Millenials Select 50 Fundo de Índice, o fundo acompanha a performance do MSCI USA IMI Millennials Select 50. Esse índice visa usufruir da valorização de empresas que tendem a se beneficiar da geração Millenials.

Por fim, recentemente, a gestora Investo anunciou o lançamento do ETF JOGO11, o qual investe em empresas do setor de games e e-sports.

O mercado de games, que antes era visto somente com diversão, ganha cada vez mais relevância na economia mundial. Para se ter uma ideia, segundo a gestora, as empresas desse setor valorizaram mais de 400% nos últimos 2 anos.

Quer saber mais sobre o mundo dos ETFs? Recomendamos a leitura deste nosso artigo: Você sabe o que são ETFs? Entenda como eles funcionam aqui!

Esperamos que este artigo tenha ajudado você, investidor, a entender melhor os fundos temáticos.

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Estamos sempre prontos para ajudá-lo!

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe