A gestora Bridgewater, de Ray Dalio, foi criada em 1975. Desde então, ela tem sido pioneira em algumas estratégias de investimento.
A empresa é considerada a maior e mais lucrativa gestora de Hedge Funds do mundo.
Para se ter uma ideia, ela conta com US$ 145 milhões sob gestão.
Além disso, ela conta com mais de 650 profissionais de investimento, que operam em mais de 45 mercados (entre 5 classes de ativos).
Ademais, recentemente, a gestora tem expandido seus investimentos para outros países.
Um exemplo desses países é o Brasil.
No mês de junho, a Bridgewater, por meio da XP Investimentos e do Itaú, lançou dois Fundos de Investimentos no mercado brasileiro.
Foram eles: o Lyxor Bridgewater Core Global Macro Fund e o Bridgewater All Weather Sustainability Seleção.
Assim, diante da chegada dos novos ativos da gestora norte-americana no Brasil, trazemos este artigo a você.
Nele, vamos contar um pouco sobre a história e a relevância da Bridgewater. E, é claro, de Ray Dalio.
Boa leitura!
O que é a Bridgewater?
Conforme já mencionado no texto, a Bridgewater é reconhecida mundialmente como a maior e mais lucrativa gestora de Hedge Funds do mundo.
Apesar do grande reconhecimento que possui hoje no mercado, a empresa teve um começo simples.
Ela foi criada em 1975 por Ray Dalio e mais um colega. No início, eles aconselhavam os clientes sobre como gerenciar os riscos de dentro de um apartamento.
Dalio, que desde cedo já demonstrava interesse pelo mercado financeiro, criou a empresa após concluir seu MBA. E, por curiosidade, após também ter sido demitido de seu antigo trabalho.
Dessa forma, o sucesso da gestora começou a ter início com a Daily Observations.
Em suma, trata-se de uma newsletter em que Ray Dalio falava sobre sua visão macro da economia.
O desenvolvimento da newsletter fez com que grandes empresas passassem a olhar para a Bridgewater, tal como o McDonald’s.
Virada de chave
Todavia, a história da companhia e de Ray Dalio não foi só de sucessos.
No início dos anos 80, o investidor cometeu um erro no mercado e acabou perdendo muito dinheiro – próprio e dos investidores.
Tal episódio é considerado uma “virada de chave” na vida de Dalio.
Após esse episódio, a Bridgewater passou por uma reconstrução.
Em suma, foi nesse momento que empresário criou alguns de seus principais dilemas – que anos depois foram escritos em livros.
Principais estratégias da Bridgewater
A gestora é conhecida por ser pioneira em algumas abordagens que chegaram a modificar algumas visões do mercado.
Por exemplo, o conceito de separação entre estratégias Alpha e Beta.
Tal conceito foi apresentado por Ray Dalio em 1990, mas demorou para começar a ter notoriedade no mercado, tendo ganho mais destaque a partir de 2000.
Assim como o princípio Alpha e Beta, a estratégia Pure Alpha é a mais antiga da empresa.
Ela foi lançada em 1989 com uma visão de operar em vários mercados, combinando uma visão macro com fatores quantitativos.
A estratégia teve seu ápice em 2008, durante a última grande crise econômica mundial, e ajudou a proteger os investidores nesse período.
Contudo, a estratégia não foi capaz de acompanhar a forte retomada econômica dos anos seguintes e acabou ficando para trás.
A Bridgewater também foi a primeira gestora a utilizar da estratégia de alocação “Risk Parity”.
Esse princípio tem como finalidade alocar a carteira para igualar as contribuições de risco de cada classe ativos a partir da alavancagem para ponderar o risco e, dessa forma, buscar um nível “ideal” de volatilidade.
Tal estratégia é muito bem vista no mercado financeiro. Inclusive, alguns analistas a consideram capaz de resistir às mais diversas movimentações e tendências da economia.
Quais os principais Fundos da Bridgewater?
A seguir, com a história e as principais estratégias da gestora explicadas, vamos passar pelos principais Fundos de Investimento da Bridgewater.
Bridgewater Pure Alpha Strategy
O Fundo, lançado em 1991, foi desenvolvido com o objetivo de equilibrar o risco entre uma variedade de ativos não correlacionados com um gerenciamento ativo.
Em suma, o Pure Alpha Strategy mantém posição de negociação em títulos, commodities, índices de ações e moedas.
O objetivo em manter negociação simultânea em diferentes modelos de ativos consiste em evitar a concentração em uma classe de ativos e correr menos riscos de ser afetado com as instabilidades do mercado.
Bridgewater All Weather Portfolio
Em suma, esse Fundo foi criado com o objetivo de criar retornos elevados ajustados ao risco.
Desenvolvido em 1996, foi a partir de 2011 que o All Weather Portfolio se tornou um dos maiores Fundos dos Estados Unidos.
Bridgewater Pure Alpha Major Markets
Lançado em 2011, o Pure Alpha Major Markets movimentou o mercado de Fundos de Hedge.
O lançamento do Fundo elevou o total de ativos sob gestão da empresa para mais de US$ 100 bilhões.
Aprenda agora tudo sobre os Fundos de Investimento e as principais estratégias para o momento.
Clique abaixo e baixe gratuitamente o Guia Definitivo dos Fundos de Investimento elaborado pelo CIO da Levante Advice, Felipe Bevilacqua, e sua Equipe de Analistas.
Quais os lançamentos da Bridgewater no Brasil?
Recentemente, a Bridgewater Associates lançou dois novos Fundos de Investimentos no Brasil.
Os Fundos são oferecidos pela XP e Itaú e contam com algumas das principais estratégias de investimentos desenvolvidas pela gestora.
Lyxor Bridgewater Core Global Macro Fund
O primeiro é oferecido no Brasil por meio da XP.
O Fundo combina as duas principais estratégias desenvolvidas pela gestora norte-americana: a Pure Alpha Major Markets e a All Weather.
Em suma, a Pure Alpha Major Markets consiste em obter Alpha dos mercados globais que possuem maior liquidez, como os EUA.
Diante disso, vale explicar que o método alpha tem o propósito de alcançar retornos mais vantajosos não relacionados com o mercado geral, mas, sim, com uma gestão ativa.
Ademais, o Fundo também conta com a estratégia All Weather, que tem como foco construir uma carteira que capture Beta dos mercados.
Diferente de Alpha, o método Beta tem como objetivo manter o retorno de mercado com uma gestão passiva.
Bridgewater All Weather Sustainability Seleção
Seguindo a tendência do mercado financeiro no Brasil de investimento no exterior e adequação à filosofia ESG, chegará ao mercado em julho o Fundo Bridgewater All Weather Sustainability Seleção.
O novo Fundo do Itaú é classificado como Multimercado e investe em ações, em commodities, em títulos de dívidas, entre outros ativos.
Além disso, por buscar se enquadrar nos quesitos ESG, o Fundo só investe em ativos que estejam de acordo com o guia da ONU (Organização das Nações Unidas) de sustentabilidade.
Ademais, o ativo conta com a estratégia "All Weather" (em tradução livre, "Todos os Climas").
Essa estratégia, como o próprio nome já indica, busca navegar bem em diferentes contextos dos mercados, sempre visando a adaptar-se.
Por fim, esperamos que este artigo tenha ajudado você, investidor, a saber mais sobre a gestora Bridgewater e suas estratégias de destaques no mercado.
Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Estamos sempre prontos para ajudá-lo!