O Itaú Unibanco, uma das maiores gestoras de Fundos de Investimento do País, anunciou recentemente o lançamento de um novo Fundo para o universo das criptomoedas e seus derivados, o Itaú Index Blockchain Ações FX IE, conforme reportado pelo Valor Econômico.
O novo Fundo do banco, que consiste em um Fundo Indexado, tem como foco investir em empresas com projetos em Blockchain. As Blockchains consistem em um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet, como é o caso de transações de criptoativos.
A tecnologia das Blockchain vem, em consonância com o movimento de popularização do Bitcoin e afins, crescendo em popularidade e investimentos nos últimos tempos.
Indicado para investidores qualificados, ou seja, para aqueles que possuem ao menos R$ 1 milhão investidos, Itaú Index Blockchain Ações FX IE possui 100% de exposição cambial, tem aplicação inicial mínima de R$ 1,00 e cobra uma taxa de administração de 0,8% ao ano. O Fundo é voltado apenas para clientes do Itaú.
Conforme reportado ao Valor, o Fundo aplica "em cerca de 50 ações de empresas de 26 países, a maioria nos Estados Unidos e no Japão." Os setores em que o Fundo atua também são variados (tecnologia, comunicação, financeiro, consumo e materiais básicos), mas todos com ligação ao universo das Blockchains.
Coinbase, Kakao, GMO Internet e Hive Blockchain são exemplos das companhias investidas pelo novo produto do Itaú, que possui como critério de elegibilidade para suas aplicações "relevância em relação à tecnologia Blockchain e 'filtros de liquidez' das ações."