Investir no exterior é uma opção viável àqueles que desejam expandir seus horizontes de investimento. Além disso, esse tipo de investimento é importante para diversificar a carteira de alocações e, ainda mais, ter maiores possibilidades de ganhos.
Em suma, o cenário da Bolsa brasileira está, aos poucos, voltando aos patamares do início do ano. Ademais, há um crescimento do números de investidores ingressando na B3. Porém, mesmo assim, o cenário externo, principalmente os EUA, é mais amplo e diverso que o nosso.
Entretanto, antes de se arriscar no mercado financeiro, é sempre importante conhecer as principais modalidades de investimentos e avaliar os riscos.
Os Fundos Multimercado, aos que pretendem investir no exterior, oferecem uma variedade de opções. E isso especialmente àqueles com perfis mais arrojados e que estão dispostos a investirem um valor considerável em ativos financeiros no exterior a médio prazo.
Mas quais fatores precisam ser analisados para acertar na escolha do investimento e alcançar sucesso na aplicação?
Pensando nisso, elaboramos este artigo. Nele, mostramos o conceito e o funcionamento dos Fundos Multimercado, além de suas vantagens e desvantagens. Desse modo, expomos também como eles podem ser uma boa opção para se investir no exterior.
Quer saber quais foram os Melhores Fundos de Investimento de 2020 e quais são os 3 Melhores Fundos para você investir em 2021?
Então baixe agora o nosso Report Exclusivo e Gratuito sobre o assunto e comece 2021 aumentando seus ganhos!
Basta clicar no botão abaixo, é grátis!
O que são Fundos Multimercado?
Os Fundos Multimercado são uma alternativa para quem deseja investir de forma diversificada com o intuito de obter maior rentabilidade.
Entretanto, vale lembrar que mais opções representam também um aumento do fator de risco e podem requerer uma análise apurada.
Cabe ao investidor definir o seu perfil de investimento e seus objetivos. Em geral, as aplicações principais dos Fundos Multimercado são ações, câmbio, renda fixa, entre outras.
Há diferentes estratégias em Fundos Multimercado. Elas dependem do Gestor do fundo e, é claro, das delimitações dele. Uma delas está relacionada aos Investimentos no Exterior.
Os Multimercado que seguem essa estratégia são conhecidos como Fundos Multimercado Investimento no Exterior. Em suma, eles são uma boa opção para a realização de investimentos fora do Brasil.
Vale a pena investir no exterior com os Fundos Multimercado Investimento no Exterior?
Aos investidores que desejam ter alocações fora do País, há a possibilidade de investir no exterior por meio de Fundos Multimercados. Eles são alocados diretamente no Brasil.
Ademais, não há, nesse investimento, a necessidade de abrir uma conta fora do País.
A internacionalização dos investimentos apresenta vantagens e desvantagens. Para uma análise mais consistente, vale avaliar cada uma delas.
Assim, dentre as vantagens podemos citar:
- Diversificação de investimentos e liberdade de escolha: o investidor brasileiro pode usufruir de melhores condições ao aplicar recursos no exterior. Em suma, nos EUA, por exemplo, há mais opções de investimento, assim como empresas mais consolidadas e/ou com maiores tendências de crescimento.
- Proteção cambial ao investir no exterior: alguns fundos oferecem dispositivos de proteção cambial – hedge –, evitando que a desvalorização da moeda local incida no valor do ativo e prejudique o rendimento. Dessa forma, o investidor garante a proteção da aplicação e aumenta a probabilidade de ganhos.
- Maior exposição ao cenário externo: os Fundos Multimercado Investimento no Exterior investem 40% ou mais de seus patrimônios em ativos no estrangeiro.
A principal desvantagem desse tipo de investimento é a seguinte:
- Alta volatilidade do câmbio: considerando-se que nem todos os fundos têm uma proteção em relação à variação do câmbio, a oscilação pode ser um fator que incida negativamente no rendimento da aplicação.
Como apresentado no artigo, os Fundos Multimercado Investimento no Exterior são uma estratégia de investimento de alta complexidade. Entretanto, eles possibilitam grandes possibilidades de ganhos.
Assim, é importante analisar as modalidades de investimento mais adequadas aos seus objetivos para atingir os resultados esperados.
Esperamos ter ajudado você a compreender melhor como investir fora do Brasil por meio dos Multimercado. Caso tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário abaixo. Estamos sempre prontos para ajudá-lo.
Fique por dentro dos Conteúdos e Análises da Levante Advice em primeira mão entrando agora no nosso Grupo Exclusivo do Telegram gratuitamente!
Basta clicar no botão abaixo, é grátis!