Você sabe o que são Fundos de Investimentos em Cotas? Entender os vários modelos de investimentos que existem no mercado financeiro é uma premissa importante para você aplicar o seu dinheiro com segurança.

Ademais, cada um deles tem as suas características, que se encaixam em perfis específicos e atendem a diferentes expectativas.

Por exemplo, investidores que buscam diversificação encontram nos FICs um bom modelo.

Assim, neste artigo, comentaremos o que são Fundos de Investimentos em Cotas, quais são as suas principais características e o que é necessário avaliar antes de investir neles. Desse modo, você saberá melhor como escolher um Fundo de Investimento que se encaixe em seu perfil.

O que são Fundos de Investimentos em Cotas?

Fundos de Investimentos em Cotas (FIC) são um tipo de fundo cujo foco das alocações do portfólio são cotas de outros fundos. Esse modo de alocação consiste em uma estratégia muito conhecida por quem busca investir de maneira diversificada e rentável.

A lógica de funcionamento dos Fundos de Investimentos em Cotas é simples. Cada cota de um FIC é como se fosse uma fração da carteira do fundo. O patrimônio é a soma de todas as cotas. Ao investir, a pessoa passa a ter a quantidade de cotas equivalente ao que foi aplicado, e a rentabilidade é proporcional ao investimento.

Continuando, assim como em outros Fundos de Investimentos, ao investir em um FIC, você está aplicando o dinheiro em diversos produtos sem comprar, de fato, cada um deles. Isso já representa uma boa diversificação.

Porém, a questão da diversificação nos Fundos de Investimentos em Cotas vai além, pois eles investem em outros fundos, os quais já possuem uma carteira de ativos diversificada por si só.

Em suma, ao comprar a cota de um FIC, compra-se todos os fundos nos quais ele está investido (no caso, a parcela referente à alocação do FIC). Assim, diversifica-se o risco de investir em apenas um gestor.

Ademais, como no caso de outros tipos de fundos, nos FICs são se faz a gestão de investimentos diretamente. Há um gestor de investimentos que gere as tomadas de decisões de alocação e elabora a composição da carteira.


Quer saber quais foram os Melhores Fundos de Investimento de 2020 e quais são os 3 Melhores Fundos para você investir em 2021

Então baixe agora o nosso Report Exclusivo e Gratuito sobre o assunto e comece 2021 aumentando seus ganhos! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

report-investir-em-fundos-ranking-levante-advice


Quais são os principais fundos de um FIC?

No geral, os Fundos de Investimentos em Cotas investem nos seguintes fundos:

Fundos de Ações

É uma modalidade de Fundo de Investimento com foco em aplicações em ações. Além disso, os Fundos de Ações representam uma forma simplificada de aproveitar os ativos que mais possibilitam ganhos na Bolsa de Valores, mas sem investir neles diretamente.

São indicados para quem procura investimentos que ofereçam uma maior rentabilidade; porém, eles também são passíveis de um risco mais elevado em comparação aos Fundos de Renda Fixa, por exemplo.

Fundos de Renda fixa

As aplicações desse tipo de fundo são em renda fixa, como títulos públicos ou privados. São fundos indicados, no geral, para quem tem um perfil mais conservador de investimentos e prefere um modelo com boa liquidez.

Fundos Multimercado

Fundos Multimercado são um modelo de fundo mais flexível, em que o gestor pode seguir o movimento do mercado e mudar as alocações entre diferentes classes de ativos em busca de uma maior rentabilidade.

Por meio dos Fundos Multimercado, é possível investir em ações, câmbio, renda fixa, entre outros. Assim, vê-se que eles não precisam estar atrelados a nenhum tipo de ativo em específico.

Por fim, vale dizer que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) exige que os Fundos de Investimentos em Cotas tenham no mínimo 95% do seu patrimônio em fundos de uma mesma classe, como Fundos Cambiais, Fundos de Ações etc. Os outros 5% podem ser investidos em ativos de renda fixa, de acordo com estratégia do gestor do fundo.

No entanto, essa regra só não fale para FICs Multimercado, pois o modelo permite aplicar em classes de ativos variadas de forma simultânea.

Quais as vantagens de um FIC?

Algumas vantagens se destacam quando falamos de FICs. A seguir, elencamos algumas delas:

  • Não há a necessidade de um conhecimento profundo do mercado financeiro, pois especialistas fazem a gestão dos fundos;
  • Possibilidade de ter na carteira cotas dos mais diversos fundos;
  • Geralmente rendem acima da poupança e contam com diversos fundos com rentabilidade acima de 100% do CDI;
  • Flexibilidade de prazos;
  • Como cotista, você recebe todos os relatórios para acompanhar as principais informações vindas dos gestores;
  • Tendem a ser mais seguros e com risco controlado.

Por fim, não podemos deixar de destacar a importância da diversificação em um Fundo de Investimento em Cotas.

Comentamos acima que, ao comprar uma cota de um FIC, se compra uma "parcela" de todos os fundos nos quais ele investe. Na dinâmica de aplicação em apenas um modelo de fundo, quem investe fica vinculado à estratégia de um único gestor. Já nessa, fica-se exposto a diversas estratégias, o que pode balancear sua carteira de investimentos.

Quais os riscos que os FICs oferecem?

Analisando de forma geral, o FIC tende a ser uma aplicação que oferece algumas vantagens aos investidores.

Porém, da mesma maneira que qualquer outro investimento, essa modalidade também oferece riscos que não podem ser esquecidos: crédito e liquidez.

Em suma, cada fundo lida com um ou mais riscos, que variam de acordo com suas características e com estratégias adotadas pelo gestor. Como um FIC são vários fundos reunidos, não deixe de analisar com calma o histórico de desempenho, as estratégias adotadas, os índices do mercado, possíveis riscos e as taxas que incidem sobre eles.

Em relação às taxas, destacamos as principais cobradas:

  • IOF;
  • IR;
  • Taxa de administração;
  • Taxa de performance;
  • Come-cotas.

Assim, antes de optar por um determinado Fundo de Investimento, se informe sobre ele. Além disso, tire todas as dúvidas e tenha certeza de que as suas características estão de acordo com as expectativas que você tem em relação ao investimento que pretende fazer.

Como é possível perceber, os Fundos de Investimentos em Cotas são uma modalidade que apresenta oportunidades de ganhos e de investimentos em diferentes mercados. Porém, ela contém seus riscos, como qualquer outro tipo de investimento.

Por fim, esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender melhor o que são Fundos de Investimentos em Cotas. Caso tenha surgido alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário abaixo. Estamos sempre prontos para ajudá-lo!


Fique por dentro dos Conteúdos e Análises da Levante Advice em primeira mão entrando agora no nosso Grupo Exclusivo do Telegram gratuitamente! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

telegram-advice

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe