O banco Credit Suisse anunciou, nesta quarta-feira (14), o lançamento de três Fundos de Investimentos com filtro ESG (Envirolmental, Social e Governance). Os ativos serão divididos em: um de ações brasileiras, um de ações globais e um de crédito privado. Esses são os primeiros produtos com foco ESG do banco no Brasil.
Os Fundos estão disponíveis somente para investidores que possuem acima de R$ 10 milhões em investimentos na instituição financeira. O banco planeja abrir um Fundos para investidores com menos capital em investimentos, mas ainda não sabe quando.
Hoje, o Credit Suisse possui 44 produtos da linha ESG no mercado global.
O mercado ESG, ou “economia positiva”, está crescendo no Brasil. Apesar de não estarmos tão evoluídos nesse quesito como países europeus, os investidores brasileiros estão cada vez mais atentos a essa questão na hora de decidir em qual Fundo ou ação fazer um investimento.
Apesar do Credit Suisse olhar para as questões de políticas ambientais, sociais e de governança das empresas, a análise econômica e projeção futura das companhias continuam sendo avaliadas. "Não estamos abrindo mão de rentabilidade", afirma Luciano Telo, responsável pela gestora de investimentos da área de gestão de fortunas do banco.
Crescimento ESG no Brasil
O aumento de questões relacionadas à pauta está se refletindo também no crescimento de Fundos com essa temática.
Na terça-feira (13), a Hashdex anunciou o lançamento do Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price Fundo de Índice, ETF que 100% exposto ao Bitcoin com meta de redução de emissão de carbono derivadas da mineração.
Além dele, na quinta-feira (15), estreia na Bolsa de Valores o novo ETF do Itaú, que tem como foco replicar o desempenho de um índice que investe em uma cesta de ativos globais engajados em uma mudança para a economia verde.
Quer saber mais sobre o mundo dos ETFs? Recomendamos a leitura deste nosso artigo: Você sabe o que são ETFs? Entenda como eles funcionam aqui!