Durante evento on-line com a BlackRock, maior gestora do mundo, o vice-presidente de produtos e clientes da Bolsa de Valores, José Andrade, afirmou que a B3 está preparando o lançamento de um site educativo sobre ETFs (Exchange Traded Fund).
O site terá como objetivo informar os investidores para ajudar na popularização dos ETFs, classe de investimentos que tem crescido muito nos últimos meses.
Além de ETFs, o site também trará informações sobre BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETFs. O modelo também está em crescimento no mercado. Em junho, o volume investido nesses investimentos chegou a R$ 2,926 milhões, 21,5% maior do que maio e 20 vezes acima do valor registrado em dezembro do ano passado.
Crescimento de ETFs
O mercado de ETFs tem atraído cada vez mais investidores brasileiros. Para se ter uma ideia, em junho, 443 mil investidores possuíam ETF em suas carteiras de investimentos - um aumento de 81% em relação a dezembro de 2020.
Os Fundos de Índice, outra nomeação para ETFs, se apresentam como uma boa forma de diversificação. Atualmente, a Bolsa de Valores conta com 45 ETFs disponíveis para negociação, sendo 38 de renda variável e 7 de renda fixa.
Apesar da divulgação, o site ainda não tem data de lançamento e deve estar disponível “em breve”.
Quer saber mais sobre o mundo dos ETFs? Recomendamos a leitura das nossas análises de ETFs: Veja análises e panoramas sobre os principais ETFs do mercado brasileiro de investimentos.