A Natura Cosméticos S.A. é uma empresa que visa à atuação no setor de produtos cosméticos. As ações da Natura destacam-se, entre suas concorrentes, nessa fatia do mercado, pois a marca apresenta um perfil preocupado e inovador frente à conscientização ambiental. Prioriza o uso de matérias-primas naturais em seus produtos, além de ser responsável pela criação de programas de justo comércio com cooperativas regionais da Amazônia alinhadas à promoção do desenvolvimento sustentáve.
Fundada por Luiz Seabra em 1969, a Natura garante seus números de venda, que giram em torno de 100 milhões de consumidores, mediante ao seu sistema de vendas diretas por meio de consultores. Esse sistema conta com cerca de 1,7 milhão de consultores no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru.
A marca, que é conhecida por imprimir sustentabilidade em seus negócios, foi pioneira em vender refis, além de, em 2006, parar de testar produtos e ingredientes em animais. Nos últimos anos, a empresa e as ações da Natura vêm se expandindo fortemente. A companhia comprou a marca britânica de cosméticos Body Shop por 1 bilhão de euros em 2017. Depois, adquiriu, em 2019, a sua principal concorrente, a Avon, por 3,7 bilhões de dólares.
Atualmente, a empresa faz parte do Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3, e os seus papéis são negociados na Bolsa desde 2004. Recentemente, quando as ações foram incorporadas pela Natura &Co Holding, seu código de negociação mudou de NATU3 para NTCO3.
Apesar do crescente desenvolvimento de suas ações nos últimos anos, em abril de 2020, logo após o início da pandemia do novo coronavírus, as ações da Natura eram cotadas a aproximadamente R$ 29,00. Desde então, o papel já se recuperou em relação ao período inicial da crise e verifica-se, em setembro de 2020, em torno de R$ 49,00.
Continue lendo os artigos do Atlas da Bolsa, a série exclusiva da Levante Advice:
- Ações da Petrobras (PETR3, PETR4): tudo sobre a empresa e seus papéis;
- Ações da B2W Digital (BTOW3): tudo sobre a empresa e seus papéis;
- Ações da Itaúsa (ITSA3, ITSA4): tudo sobre a empresa e seus papéis.