A XP lançou, nesta segunda-feira (14), um novo Fundo que investe em créditos de carbono no exterior. O Trend Carbono Zero, classificado com Multimercado, tem como índice de referência – benchmark – o IHS Markit Global Carbon Index.
Por se tratar de um “Trend”, espécie de ETF que não é negociado em Bolsa e que tem como objetivo acompanhar a variação de índices globais de ações ou de renda fixa, o Fundo buscar seguir a rentabilidade de seu benchmark.
O índice em questão tem 75% de sua exposição voltada aos créditos de carbono negociados no mercado europeu, com os outros 25% sendo negociados nas Bolsas americanas.
Segundo a XP, os créditos se originam por meio de ações que comprovadamente reduzam a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
Dessa forma, o objetivo do Fundo é aplicar seus recursos em ativos financeiros de renda fixa e renda variável de diferentes naturezas, riscos e características, sem o compromisso de concentração em nenhum deles.
O Fundo que tem seu desempenho acompanhado pelo Trend Carbono Zero, de acordo com dados da IHS Markit, em dólar, acumula ganhos de 43,9% em 2021, até 10 de junho, e de 100,2% no intervalo de 12 meses.
Ademais, o Fundo, que é voltado para investidores em geral, possui taxa de administração de 0,50% e aplicação mínima no valor de R$ 100,00 – sendo, portanto, relativamente acessível.
Além disso, o novo ativo da XP também se enquadra no quesito ESG, o qual visa investimentos sustentáveis. Nos últimos anos, os Fundos com o filtro ESG têm cada vez mais recebido interesse dos investidores brasileiros.
Atualmente, a “economia positiva” - termo cunhado por especialistas para definir esse mercado preocupado com o meio ambiente - tem contribuído mais e mais para as empresas obterem melhores resultados.