Prumo Capital é uma Gestora independente fundada em 2012 por Luiz Ferreira e Dalton Yoshizaki. Ambos possuem grande experiência no mercado financeiro, com passagens por renomadas casas do setor financeiro.

Os Fundos de Investimento geridos pela Prumo Capital são fundos exclusivamente de ações que buscam gerar retorno no longo prazo. Hoje, há dois fundos: (I) o Prumo Ações FIA, que é o mais antigo da casa (exclusivo para investidores qualificados); e o (II) Prumo Discovery FIA, que atende ao público em geral.

O Fundo Prumo Ações FIA

Fundo Prumo Ações FIA busca gerar retorno acima do seu alvo de rentabilidade, que é de IGPM+6% ao ano, o qual é um parâmetro não muito habitual para um Fundo de Ações, que normalmente coloca como alvo de rentabilidade a variação de índices da Bolsa (Ibovespa ou IbrX).

Como esperado, por se tratar de um Fundo long only, a correlação do Fundo com o Ibovespa é alta, de 0,91 desde o início do Fundo, tornando assim um desafio bastante grande para o gestor superar o seu alvo de rentabilidade em um ano em que, por exemplo, o Ibovespa teve retorno negativo.

A Equipe Prumo

O time de investimentos possui cinco pessoas. Dentre elas, há três analistas, que cobrem individualmente uma estratégia diferente do fundo. Apesar de não possuírem uma longa experiência no mercado, todos possuem uma boa formação técnica, e a palavra final de investimento é  concentrada na experiência do gestor.  

O processo de investimento, que foi desenvolvido internamente, visa a capturar empresas de qualidade (que possuem forte alinhamento com o acionista minoritário, relevantes barreiras de entrada, são geradoras de fluxo de caixa, possuem posicionamento de liderança no mercado e gestão experiente e comprovada). Faz parte da rotina do processo a análise das demonstrações financeiras e de resultados operacionais, reuniões com as empresas, com entidades setoriais, com clientes, com fornecedores e executivos com experiência no setor e o levantamento de dados setoriais em diversas fontes de informações, tais como: jornais, revistas e outras bases de dados externos.   

Retornos do Prumo Ações FIA*

retornos prumo acoes FIA

Fonte: Levante Advice

*Informações de 26 de janeiro de 2020.

Aqui, vale dizer que o Benchmark usado pela Fundo não é o Ibovespa, como colocado na imagem para fatores comparativos, mas sim IGPM + 6% a.a.

Investimentos do Prumo Ações FIA*

investimentos prumo acoes FIA

Fonte: Levante Advice

*Informações de 26 de janeiro de 2020.

Informações técnicas do Prumo Ações FIA

O Fundo Prumo Ações Fundo de Investimento em Ações (FIA) é um Fundo da Gestora Prumo que possui como Gestor  Luiz Carlos Bueno Ferreira Junior.

A sua taxa de administração é de 2,00%, e a taxa de performance é de 20% sobre o que exceder IGPM + 6% a.a. A aplicação mínima é de R$ 10.000,00, e o Fundo segue a estratégia Ações Valor e Crescimento. A sua liquidez é de D+32.

Atualmente, o Fundo, que é voltado para investidores qualificados, está aberto para captações.

A visão da Levante Advice sobre o Prumo Ações FIA

Em nossa visão, os três pontos que se destacam no Prumo Ações FIA são: "Empresas", "Pessoas" e "Processos". O Fundo conta com nomes reconhecidos no mercado de capitais brasileiro, além de possuir um processo de investimento bastante completo, que vai desde a análise dos ativos nos quais o Fundo investe (ou pretende investir) até reuniões e afins com pessoas internas desses ativos. Assim, o Fundo consegue uma relação que vai além da apenas numérica, considerando, também, o outro lado involvido, inexoravelmente, em um investimento. Visões macro e micro, portanto, bastante alinhadas. Além disso, a própria Gestora em si possui um nome reconhecido no mercado.

Em relação à sua liquidez, o Fundo possui um período de liquidação que condiz com aquele visto, em geral, em FIAs - que são maiores que os vistos, por exemplo, em Fundos de Renda Fixa. 

Por fim, trantando-se de sua relação entre "Risco e Retorno", acreditamos que o Fundo possua um retorno razoável para os riscos apresentados. Devemos sempre lembrar que, em Fundos de Ações, os riscos tendem a ser, pela natureza dos ativos em que investem, maiores; mesmo assim, o Fundo consegue controlar bem os seus riscos, e os ativos nos quais investe apresentam boa consistência e são, em grande maioria, ações "de peso" no mercado de capitais, com algumas fazendo parte, inclusive, da carteira teórica do Ibovespa, o principal índice de referência da nossa Bolsa.  


Quer saber quais foram os Melhores Fundos de Investimento de 2020 e quais são os 3 Melhores Fundos para você investir em 2021

Então baixe agora o nosso Report Exclusivo e Gratuito sobre o assunto e comece 2021 aumentando seus ganhos! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

report-investir-em-fundos-ranking-levante-advice

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe