Você sabe o que é CDI? Entende sua importância para os investimentos? No mercado financeiro, é importante que você conheça alguns índices para investir com mais propriedade.
Além disso, entender os índices e indicadores da economia é sempre válido para que se compreenda as movimentações macro e microeconômicas.
Dentre esses índices essenciais, está o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que lastreia as operações interbancárias, influencia diversos ativos e serve de benchmark para vários Fundos de Investimentos.
Assim, com o objetivo de esclarecer a você, investidor, o que é CDI, elaboramos este artigo. Além disso, aqui, você entenderá seu funcionamento e a diferença entre ele e outras importantes taxas (e indicadores) do mercado.
Boa leitura.
O que é CDI?
O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é o principal indexador de investimentos de Renda Fixa. Ele é, basicamente, um título de curto prazo emitido por bancos e instituições financeiras em transações que ocorrem no mercado interbancário.
Aqui, vale falar sobre essas transações. Diariamente, os bancos, por determinação do Banco Central (BC), precisam fechar o dia com saldo positivo em seus caixas.
Porém, isso nem sempre é possível. Desse modo, as instituições que fechariam com saldo negativo “pegam” empréstimos de outras instituições. Nesses empréstimos, o CDI é emitido.
Em suma, as taxas praticadas no CDI, por conta de as operações que o utilizam serem muito seguras, servem como referência ou lastro para o mercado.
Isso explica, por exemplo, o porquê de muitos fundos e investimentos terem o CDI como benchmark.
Outra taxa, muito conhecida, que serve como benchmark e está diretamente ligada ao CDI é a taxa DI. Falemos sobre ela.
Quer saber quais foram os Melhores Fundos de Investimento de 2020 e quais são os 3 Melhores Fundos para você investir em 2021?
Então baixe agora o nosso Report Exclusivo e Gratuito sobre o assunto e comece 2021 aumentando seus ganhos!
Basta clicar no botão abaixo, é grátis!
Como o CDI se relaciona à taxa DI?
Entendido o que é CDI, vejamos, agora, a taxa DI.
Ela é considerada o principal benchmark dos investimentos de Renda Fixa, inclusive dos Fundos de Renda Fixa.
Basicamente, a taxa DI é resultado da média das taxas de juros cobradas nos CDIs de determinado período.
É importante citar que a taxa DI e a taxa Selic “andam lado a lado”. Assim, qualquer mudança na Selic pode causar algum impacto na taxa DI.
O que é CDB e qual a sua relação com o CDI?
O CDB refere-se ao Certificado de Depósito Bancário.
Em geral, esse Certificado é emitido quando o próprio cliente empresta dinheiro para a instituição. Em troca, ele tem uma rentabilidade por esse financiamento.
Para a definição de quanto serão esses juros, os bancos utilizam o CDI ou ainda outra taxa do mercado, como a Selic.
É aí que entra, então, a relação entre ambos.
Qual a relação do CDI (ou da taxa DI) com seus investimentos?
Após explicado o que é CDI, vale dizer como ele afeta seus investimentos.
Primeiro, é necessário explicar que não há a possibilidade de se investir diretamente no CDI.
No entanto, a taxa afeta a economia como um todo, em especial alguns tipos de aplicações.
No mercado, os investimentos de Renda Fixa são divididos, principalmente, em três categorias: pré-fixados, pós-fixados e híbridos.
No primeiro caso, a taxa de rendimento é estipulada assim que o cliente aplica o seu dinheiro.
No segundo caso, a rentabilidade do investimento é definida, em sua maioria, no fim do investimento.
Já no terceiro caso, ela é parcialmente definida no início da aplicação e parcialmente definida no fim da aplicação, de acordo com uma taxa de referência.
Nesse sentido, o CDI é uma das principais taxas de referência (benchmark) utilizadas pelas instituições para determinados investimentos de renda fixa.
Desse modo, diversos investimentos têm como objetivo “acompanhar” o CDI - ou até mesmo ultrapassar seu rendimento. Em suma, vale dizer, não só investimentos de Renda Fixa utilizam o CDI como benchmark, como também o fazem investimentos de Renda Variável.
Um desses investimentos, central no universo dos Fundos, é o Fundo DI, que tem como objetivo acompanhar a rentabilidade do CDI.
Assim, vê-se a importância de entender o que é CDI - e a taxa DI - e qual o seu funcionamento (e sua variação) no mercado.
Assim, as chances de você escolher o melhor investimento para seus objetivos e para seu perfil de investidor aumentam de maneira considerável. Isso porque você entenderá melhor a dinâmica e as possibilidades das diversas alocações disponíveis no mercado financeiro.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender melhor o que é CDI. Caso tenha surgido alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo! Estamos sempre prontos para ajudá-lo.