Pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), com 209 gestoras de recursos, mostra que dentre os critérios ESG (melhores práticas ambientais, sociais e governança) os aspectos mais observados são a transparência (92%) e a ética (92%), as quais fazem parte da governança.

“Por ser um tema discutido e tratado há mais tempo, a governança chama atenção. No entanto, as questões observadas pelas gestoras são amplas, como transparência e ética. Aspectos específicos, por exemplo, remuneração e independência do conselho de administração, precisam evoluir”, afirma Cacá Takahashi, vice-presidente da Anbima e coordenador do Grupo Consultivo de Sustentabilidade da associação.

No quesito ambiental, os temas mais discutidos são os de recursos naturais (76%), tecnologia limpa (71%) e poluição (71%). No S, de social, o tema de maior destaque foi em relação aos direitos humanos (73%).

Por fim, práticas ligadas à diversidade, como política de inclusão e composição do conselho de administração, são as que menos recebem atenção dos gestores.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe