No mercado financeiro do Brasil, atualmente, uma coisa é fato: cada vez mais investidores - tanto os mais experientes quanto os mais avançados - buscam diversificar suas aplicações no exterior, seja diretamente, seja indiretamente.
Nessa linha, as gestoras de Fundos de Investimento estão, pode-se dizer, fazendo um trabalho competente em suprir esse tipo de investimento que, antigamente, era uma lacuna, com apenas poucas possibilidades para se investir lá fora.
É comum que, diariamente, vejamos o lançamento de um ETF que replica um índice estrangeiro para lá, de um Fundo com foco em aplicações em mercados desenvolvidos para cá, entre outros.
Nessa linha, outra tendência que está se tornando cada vez mais comum, em uma escala que poucos previam, é a dos investimentos ESG. A pauta sustentável veio para ficar. Ontem mesmo, por exemplo, a XP anunciou o lançamento do Trend Carbono Zero, seu novo Fundo com uma política de investimento mais limpa. E muitos outros exemplos podem ser vistos mercado à fora.
É justamente com a união entre investimentos no exterior e filosofia ESG que virá ao mercado o mais novo Fundo do Itaú, o Bridgewater All Weather Sustainability Seleção, da reconhecida gestora Bridgewater, de Ray Dalio, um dos maiores investidores dos nossos tempos. O Fundo deve ser lançado no começo de julho.
O Fundo da gestora americana é classificado como Multimercado e investe em ações, em commodities, em títulos de dívidas, entre outros ativos, que estejam de acordo com o guia da Organização das Nações Unidas (ONU) de sustentabilidade - ou seja, ativos que sigam as normas ESG.
Ademais, esse Fundo da Bridgewater, a sua nova "aposta" nos mercados, segue a reconhecida e mais tradicional estratégia da gestora, a "All Weather". O nome, ilustrativo por si só (em tradução livre, "Todos os Climas"), mostra como essa estratégia busca navegar bem em diferentes contextos dos mercados, sempre visando a adaptar-se.
O Bridgewater All Weather Sustainability Seleção, Fundo a ser lançado pelo Itaú, pois então, busca replicar os investimentos do original e, por consequência, sua estratégia. Para isso, investe em suas cotas.
A aplicação inicial mínima do All Weather Sustainability Seleção ainda não foi acordada, mas será, segundo informado ao mercado, de R$ 500 ou menos. O Fundo será voltado apenas para investidores qualificados, ou seja, que possuem R$ 1 milhão ou mais investidos, terá duas versões (com ou sem exposição cambial) e custará, efetivamente, 1,45% ao ano.
Esta não é a primeira vez que a gestora americana trouxe seus produtos e estratégias ao mercado brasileiro. No fim de abril, a XP lançou o Fundo Lyxor Bridgewater Core Global Macro Fund, que combina duas das principais estratégias da Bridgewater: a Pure Alpha Major Markets, com foco em obter alpha dos mercados globais que possuem maior liquidez, como os EUA, e a All Weather.