Fundada em 2010 por Mário Torós e Rodrigo Azevedo, ex-diretores do Banco Central, a Ibiuna Investimentos é formada por várias gestoras, cada uma relacionada a uma estratégia de Fundo, com destaque para: Macro, Equities e Crédito.

O Fundo Ibiuna Long Biased FIC FIM

O Fundo Ibiúna Long Biased FIC FIM iniciou suas atividades em maio de 2013 e tem como proposta dedicar-se inteiramente ao mercado de renda variável com o objetivo de proporcionar rentabilidade no longo prazo.

O Fundo busca oportunidades na Bolsa local por meio de uma abordagem fundamentalista, com exposição direcional flexível e alto grau de alavancagem, ou seja, o Fundo poderá ficar exposto a um patrimônio maior do que o saldo total de seus cotistas.

Como rentabilidade-alvo, o Fundo se propõe a exceder o índice IMA-B, que é um índice de renda fixa formado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA.

Existe a possibilidade de resgatar a cota em D+3 neste Fundo; porém, para isso, o investidor terá de pagar uma taxa de 5% sobre o valor de resgate. Sendo assim, essa possibilidade deve ser evitada e só utilizada em caso de extrema necessidade.

Historicamente, o Fundo tem uma volatilidade próxima a 20,2% a.a., com uma correlação com o Ibovespa de 0,86.

A equipe Ibiuna

O time de investimentos é robusto, sendo composto por analistas, operadores e o gestor. Ademais, o time é responsável pelas análises econômicas e pelas decisões de investimentos e de desinvestimentos. Cada analista fica alocado em uma estratégia distinta, sendo a decisão final tomada sob responsabilidade do gestor.

A equipe de gestão utiliza um processo de investimento com base em uma filosofia de investimento fundamentalista, na qual cada posição possui sua própria tese de investimento e preço-alvo e é encerrada sempre que um desses dois parâmetros é atingido ou invalidado no decorrer do tempo.

Retornos do Ibiuna Long Biased FIC FIM

Levante Advice - Ibiuna

Fonte: Levante Advice.

Informações de 28 de julho de 2021.

Investimentos do Ibiuna Long Biased FIC FIM

Levante Advice - Ibiuna

 

Fonte: Levante Advice.

Informações de 28 de julho de 2021.


Aprenda agora tudo sobre os Fundos de Investimento e as principais estratégias para o momento.

Clique abaixo e baixe gratuitamente o Guia Definitivo dos Fundos de Investimento elaborado pelo CIO da Levante Advice, Felipe Bevilacqua, e sua Equipe de Analistas. 

Guia Definitivo dos Fundos de Investimento - Levante Advice - Felipe Bevilacqua


Informações técnica do Ibiuna Long Biased FIC FIM

O Ibiuna Long Biased FIC FIM é um Fundo de Investimento que tem como gestor Andre Silva Telles Lion.

Ademais, a taxa de administração do Fundo é de 2% ao ano, além da taxa de performance de 20% sobre o que exceder o benchmark – no caso, o IMA-B.

A aplicação mínima no Fundo é de R$ 5 mil e o Fundo segue a estratégia Long Biased. A liquidez é de D+31, porém, como já citado, o Fundo possibilita resgatar a cota em D+3 mediante pagamento de taxa.

Além disso, o ativo é destinado a investidores em geral.

A visão da Levante Advice sobre o Ibiuna Long Biased FIC FIM

O Fundo da Ibiuna possui 4 estrelas (de 5) na Avaliação Completa da Levante Advice, que é composta pelas Análises Quantitativa e Qualitativa. Para a obtenção da nota, o Fundo foi avaliado em cinco pilares: (I) Risco e Retorno; (II) Liquidez; (III) Pessoas; (IV) Processos; e (V) Empresa.

O Fundo conta com uma estratégia Long Biased. Ou seja, tem tendência de ficar “comprado”, porém os gestores do produto podem adotar posição de “vendido” a partir da análise de mercado e quando encontrarem oportunidades. A estratégia Long visa à compra de ativos esperando ganho com a valorização. Os investidores precisam estar cientes dos riscos envolvidos ao investir no produto, já que a volatilidade do Fundo é alta, próxima a 20,2%. A rentabilidade, com data de referência em 28 de julho, é de 14,72% no ano e de 20,55% nos últimos 12 meses, mantendo-se positiva mesmo na crise proporcionada pela pandemia de coronavírus. A sua relação entre “Risco e Retorno” está, atualmente, nota 4 (de 5) em nossa Metodologia. Vemos essa relação como bastante positiva; apesar do risco – medido pela volatilidade do Fundo –, a gestão é bastante eficiente, ou seja, acreditamos que ela consiga (como vem fazendo) ajustar bastante o risco dos investimentos ao retorno proporcionado, também positivo.

Além disso, a liquidez do Fundo também recebe nota 4 (de 5) na Avaliação Completa da Levante Advice. A liquidez do Ibiuna Long Biase é de D+31, considerada boa para a classe em que se encontra. O Fundo também oferece a escolha de a possibilidade de resgatar a cota em D+3, porém essa alternativa deve ser evitada para o investidor, pois é cobrada uma taxa de 5% sobre o valor de resgate.

Ademais, no quesito empresas e pessoas, a Avaliação da Equipe Levante Advice é de 4 (de 5) para ambos. A nota é alta, pois a gestora é composta por uma equipe robusta de profissionais de alta qualidade conhecidos e respeitados no mercado. A Ibiuna Investimentos possui nome forte no mercado e produtos consistentes.

Por fim, o Fundo recebe nota máxima no quesito processos. Conforme já citado, a equipe de analistas da Ibiuna é robusta. Todas as decisões de investimentos ou desivenstimentos passam pela decisão final do gestor, a partir de uma filosofia de investimentos fundamentalista. A nosso ver, esse método de investimento – quando bem executado -  garante uma boa análise das empresas e do mercado.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe