Até o fim de junho deste ano, a famosa gestora Giant Steps, conhecida no mercado por fazer a gestão de Fundos Quantitativos, lançará ao mercado dois novos Fundos do universo de criptoativos.

A gestão diferenciada, ao menos em nosso contexto, acumula resultados satisfatórios em Fundos do portfólio da gestora. Por exemplo, o Multimercado Zarathustra, o mais conhecido Fundo da Giant, acumula em torno de 254% do CDI desde sua criação; já o Sigma, outro destaque da casa, acumula 242% desde sua criação.

A intenção da gestora, agora, é unir a sua expertise em quantitativos com o universo das moedas digitais – e seus derivados.

O primeiro dos Fundos dessa “nova linha”, denominados Giant Satoshi (em homenagem ao criador do Bitcoin), irá investir não na moeda propriamente dita, e, sim, em contratos futuros negociados na Bolsa de Chicago. Já o outro Fundo irá investir diretamente em criptoativos, com foco em Bitcoin e Ethereum.

Em ambos os Fundos,  a primeira diferença deles em relação à maior parte dos Fundos de Cripto do nosso mercado é a alavancagem. Os novos produtos da Giant poderão operar com uma alocação de até 120% nas moedas, investindo, assim, para além dos seus Patrimônios – visando a um retorno maior. Porém, essa estratégia, vale dizer, é mais arriscada; por isso, os Fundos são destinados a investidores de perfis arrojados.

Outra diferença é que os Fundos se utilizarão ativamente de robôs a fim de reduzir a chamada “volatilidade negativa” – isto é: para se proteger das quedas fortes que essas moedas podem sofrer. Ademais, outro ponto de destaque desses Fundo é que o índice de referência deles, o benchmark, é o próprio bitcoin.

Essa decisão representa um desafio à gestora, pois, para ela receber a taxa de performance (remuneração para quando um Fundo ultrapassa seu bench), seus Fundos precisam bater o bitcoin. Ao mesmo tempo, isso mostra o quão confiantes em suas estratégias está a equipe de gestão.

Por fim, os Fundos vão possuir aplicação mínima inicial de R$ 10 mil, taxa de administração de 2% ao ano e taxa de performance de 20%.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe