De acordo com o levantamento Big Data da Smart Brain, plataforma de controle de investimentos, na parte dos Fundos de Investimento, a carteira média dos investidores em março teve maior participação dos Multimercados, com 45,16%.
O valor acima dos Fundos de Renda Fixa, mesmo em um período de previsão de alta da Selic, elucida como o mercado brasileiro está tomando um rumo diferente do que era dominante entre os investidores anteriormente, com o crescimento e a popularização de investimentos de renda variável.
Ao lado disso, destaca-se que os Multimercados são a classe de Fundos que, nos últimos 12 meses, apresenta a maior captação líquida – ou seja, entrada de recursos -, com aproximadamente R$ 90 bi., de acordo com o último resultado consolidado mensal (fev.) divulgado pela Anbima.
No levantamento da plataforma, os Fundos de Renda Fixa ocupam o segundo lugar, com participação de 30,99% na composição da carteira média dos investidores. Na sequência, vêm os Fundos de Ações, com 13,53%, o segmento “Outros”, que contempla as outras classes, com 8,23%, e os FIIs, com 2,09%.
Em relação aos Fundos Multimercados e de Ações, elaboramos uma matéria sobre eles, com a nossa análise dos Fundos. Ela pode ser acessada aqui: Os Fundos Multimercado e de Ações preferidos dos investidores em março.
Na parte dos Fundos de Renda Fixa, o Fundo mais popular foi o Sparta Premium FIC FI RF Referenciado DI Crédito Privado, da gestora Sparta. O Fundo teve uma rentabilidade de 0,13% em março. No ano, a sua rentabilidade é de 0,33%; e, nos últimos 12 meses, de 1,54%.
Abaixo, segue a lista com os 10 Fundos de Renda Fixa preferidos dos investidores em março:
- SPARTA PREMIUM FIC FI RF REF DI CRED PRIV (Retornos no mês e no ano - em % -:0,13 e 0,33)
- BRASIL PLURAL YIELD FI RF REF DI (Retornos no mês e no ano - em % -: 0,20 e 0,42)
- TREND POS-FIXADO FIC FI RF SIMPLES (Retornos no mês e no ano - em % -: 0,21 e 0,45)
- PORTO SEGURO FI RF REFER DI CRED PRIV (Retornos no mês e no ano - em % -: 0,44 e 1,04)
- BTG PACTUAL TESOURO IPCA CURTO FI RF REF (Retornos no mês e no ano - em % -: 0,33 e -0,20)
- ARX DENALI FC FI RF CRED PRIV (Retornos no mês e no ano - em % -: 0,57 e 1,67)
- AZ QUEST LUCE FC FI RF CRED PRIV LP (Retornos no mês e no ano - em % -: 0,49 e 1,50)
- CSHG DI PRIVATE FC FI RF REF (Retornos no mês e no ano - em % -: 0,23 e 0,46)
- BEM FI RENDA FIXA SIMPLES TPF (Retornos no mês e no ano - em % -: 0,19 e 0,44)
- BTG PACTUAL YIELD DI FI REF CRED PRIV (Retornos no mês e no ano - em % -: 0,26 e 0,69)
No caso do BTG PACTUAL TESOURO IPCA CURTO FI RF REF, o quinto colocado, o Fundo entrou recentemente em nossa base de Análise Quantitativa, obtendo 3 estrelas (de 5 possíveis).
Os investimentos do Fundo são compostos exclusivamente por títulos públicos federais, registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), e/ou operações compromissadas lastreadas em títulos públicos federais.
Seu gestor é Pedro Chrysostomo, e o benchmark do Fundo é o CDI. A sua taxa de administração é de 0,20% ao ano, e o Fundo não possui taxa de performance.
A aplicação inicial mínima nele é de R$ 3.000,00, e o produto possui liquidez diária (D+1).
O Fundo é voltado para investidores em geral.