O Fundo Verde FIC FIM, ou Fundo Verde de Multimercados, teve o segundo mês de alta em 2022 na comparação anual, com 1,32% de rendimento no mês de fevereiro, ante -0,24% em fevereiro de 2021. Já no mês de Janeiro, o fundo rendeu 1,49%, ante 0,68% em janeiro de 2021.
IMPACTO DA GUERRA
No relatório do gestor, Luis Stuhlberger afirma que os ganhos de fevereiro vieram com as posições tomadas em juros nos mercados desenvolvidos, com inflação implícita no Brasil, e com hedges de bolsa no exterior. Além disso, comentou sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, principal fator impactante no mercado global dos últimos dias.
Stuhlberger pontuou ainda que os impactos do conflito sobre preços de commodities devem durar bastante tempo, tanto por efeitos regionais como os do fertilizante, quanto pelas sanções econômicas impostas pelo ocidente à Rússia. Assim, o equilíbrio macro global está desafiador, segundo o gestor, que afirma que a inflação já vinha alta antes da invasão, e com a eclosão da guerra, só piorou.
No entanto, no relatório de gestão de Ações Brasil, Luis Stuhlberge explica que por outro lado, o Brasil se beneficia dessa dessa alta de commodities por ser um grande exportador dessas matérias-primas, o que, segundo ele, ajuda a valorizar o câmbio e a contrabalancear os efeitos negativos da crise econômica.
O Verde AM AÇÕES FIC FIA , de Ações Brasil, rendeu -0,72% no mês de fevereiro, com acumulado de 2,07% em 2022.
Para conferir a carta de gestão de fevereiro do Fundo Verde na íntegra, clique aqui.