O Fundo Verde AM Scena Advisory, da renomada gestora Verde, está reaberto para aplicações na plataforma da XP nesta sexta-feira, 27. A informação foi divulgada pelo portal Infomoney. A data de fechamento não foi divulgada, assim como também não o foi o limite de captação. Tratando-se de um Fundo da Verde, entretanto, é certeiro presumir que o fechamento pode ocorrer rapidamente, dada a grande demanda pelos produtos da gestora.

A última vez que o Fundo, exclusivo da XP, havia sido reaberto para novos investimentos foi em julho de 2020, há mais de um ano atrás.

O Verde AM Scena Advisory é gerido por Luiz Parreiras, um dos principais nomes da casa - ao lado, é claro, de Luis Stuhlberger, renomado gestor do nosso mercado. A estratégia seguida pelo Fundo é a de Multimercado Macro, com exposição aos mercados de juros, moedas, ações, commodities e crédito no Brasil e no mundo.

Na última carta de gestão do Verde AM Scena Advisory, a casa trouxe uma preocupação relevante diante dos cenários político e macroeconômico atuais. De acordo com a Verde, "à medida que caminhamos para uma reabertura econômica mais ampla, o país parece flertar perigosamente com o passado. As seguidas discussões recentes sobre tirar gastos do teto, com vistas a operações de cunho eleitoral, sinalizam uma preocupante vontade de reviver de modo permanente o 'acelerador fiscal' no modelo macro brasileiro." E continua: "Este, por sua vez, vai naturalmente demandar a volta, também permanente, de um ‘freio monetário’, o que tende a dificultar a performance dos ativos de risco brasileiro e reverter, ou prejudicar, o processo de aprofundamento e sofisticação do mercado de investimentos no Brasil."

O Fundo, porém, não está posicionado para este cenário de afrouxamento do fiscal como motor de aceleração da nossa economia e de aperto monetário. Como diz a carta, "o fundo não está posicionado para esse cenário de 'volta ao passado'. Não temos convicção de que isso vai acontecer, embora nossas dúvidas sejam crescentes."

O Verde AM Scena Advisory possui taxa de administração de 1,50% ao ano e taxa de performance de 20% sobre o que exceder o CDI, seu benchmark. Ademais, voltado para investidores em geral, clientes da XP, o Fundo possui uma volatilidade relativamente baixa e uma liquidez de D+31.

Desde seu início, o Verde AM Scena Advisory acumula um retorno de, aproximadamente, 45,6%. No ano, o valor é de 1,59%. Por fim, o Fundo possui 4 estrelas (de 5) na Avaliação Quantitativa da Levante Advice.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe