O Fundo Referenciado (ou Fundo DI) vem cada vez mais ganhando espaço entre investidores. Esse tipo de fundo, pertencente ao grupo de Fundos de Renda Fixa, podem ser, atualmente, boas opções para quem deseja investir de maneira diversificada e com maior segurança, e ainda assim contando com o suporte de um Gestor especializado.

Em suma, os Fundos de Renda Fixa proporcionam baixo risco de aplicação.

Entretanto, mesmo assim, conseguem obter uma rentabilidade maior que a da poupança, por exemplo, em boa parte dos casos. 

Assim, neste artigo, focaremos esse tipo de fundo, mais especificamente o Fundo Referenciado. Abaixo, explicaremos tudo sobre ele, explicitando o porquê de ele poder ser uma boa opção para a composição da parte mais segura de sua carteira de investimentos. 

O que é um Fundo Referenciado (Fundo DI)?

A principal característica do Fundo Referenciado é que ele possui um índice de referência pré-estabelecido (benchmark), que pode ser o CDI, o IGP-M ou o IPCA.

Além disso, ele recebe o nome de "Referenciado" justamente por conta da “referência” que ele deve seguir. 

Nesse tipo de fundo, no tocante à composição de sua carteira de investimentos, pelo menos 95% dos ativos têm o mesmo índice e 80% são títulos públicos e privados de baixo risco, característica presente em todos os ativos dos Fundos de Renda Fixa.

O Fundo Referenciado é considerado um bom investimento de baixo risco. Ele tem baixa taxa de administração, segurança, alta liquidez e rentabilidade superior à da poupança. Além disso, ele também conta com alta disponibilidade, com resgates diários. 

As taxas de referência mais utilizadas nos Fundos Referenciados são o CDI e a taxa Selic. O Referenciado mais conhecido é o chamado Fundo DI - a sua referência é o próprio Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Em suma, seu objetivo é acompanhar a variação diária das taxas de juros utilizadas entre os bancos no mercado interbancário. 


Quer saber quais foram os Melhores Fundos de Investimento de 2020 e quais são os 3 Melhores Fundos para você investir em 2021

Então baixe agora o nosso Report Exclusivo e Gratuito sobre o assunto e comece 2021 aumentando seus ganhos! 

Basta clicar no botão abaixo, é grátis! 

report-investir-em-fundos-ranking-levante-advice


Quais as vantagens de investir em um Fundo Referenciado?

A melhor forma de você descobrir se esse tipo de fundo é o ideal para o seu perfil de investidor é conhecendo suas características.

O Fundo Referenciado é uma aplicação mais conservadora, ideal para os investidores que buscam uma carteira segura e estável. 

Por meio desse tipo de fundo, você consegue obter diversificação para encontrar as melhores condições de rentabilidade dos ativos de renda fixa.

Ainda mais, vale lembrar que você pode ter mais de um tipo de cota em sua carteira. Desse modo, a partir de uma estratégia sólida de investimentos, você poderá conseguir maiores lucros.  

Além disso, você encontra outras vantagens no Fundo Referenciado, tais como:

  • Baixo risco de investimento;
  • Transparência;
  • Alta liquidez;
  • Conveniência;
  • Rentabilidade superior à da poupança;
  • Tomadas de decisão realizadas por um gestor capacitado;
  • Baixa taxa de administração.

Para qual tipo de investidor os Fundos Referenciados são recomendados?  

Como comentamos acima, os Fundos Referenciados podem ser uma boa escolha para os investidores que querem diversificar a carteira de investimentos de forma simples e com baixo risco.

O investidor, em um Fundo Referenciado, contará com um Gestor especializado para a tomada de decisão dos investimentos a serem realizados. Por conta da sua liquidez diária, o Fundo DI, por exemplo, pode ser uma boa escolha para a reserva de emergência

Vale ressaltar que existem os Fundos Referenciados de curto prazo e os de longo prazo:

  • Os fundos de curto prazo são compostos por uma carteira de investimentos com prazo máximo de 365 dias. A menor taxa de Imposto de Renda (IR) deste fundo é de 20% para investimentos com mais de 180 dias. 
  • Acima de 365 dias estão os fundos de longo prazo. Neles, a alíquota do IR diminui conforme o tempo que o dinheiro ficará investido, podendo chegar até a 15%. 

Por fim, se você quer investir no mercado financeiro com aplicações de baixo risco e diversificação na carteira de investimentos, o Fundo DI pode ser uma boa opção. 

Caso tenha surgido alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Estamos sempre prontos para ajudá-lo. 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe