Os ETFs (Exchange-Traded Fund), ou simplesmente Fundos de Índice, são um tipo de investimento que está cada vez mais atraindo a atenção dos investidores em nosso mercado.

Um dos exemplos mais conhecidos é o BOVA11, sobre o qual falaremos mais abaixo.

Porém, antes de tratar especificamente do BOVA11, vale fazer um pequeno resumo sobre o que são ETFs.

Os ETFs são uma categoria de Fundos de Investimento. Assim como estes, os ETFs contam com um Gestor e com uma equipe de administração, principalmente.

Ademais, os ETFs são caracterizados pela Gestão Passiva. Isto é: o objetivo desse tipo de fundo é acompanhar o desempenho do índice que ele tem como referência - seu benchmark.

Essa é uma das principais diferenças que eles carregam em relação aos Fundos tradicionais, que são geridos em gestão ativa, na maior parte dos casos.

Outra diferença importante consiste no fato de que os ETFs são negociados em pregão, assim como as ações, diferentemente de outros Fundos de Investimento.

Continuando, a popularização dessa classe de investimento tem levado ao desenvolvimento de diferentes tipos de ETFs.

Por exemplo, tivemos, recentemente, o lançamento do HASH11, da Hashdex, do XINA11 e do NASD11, ambos da XP. No primeiro caso, o Fundo replica um índice de Criptoativos da Nasdaq.

No segundo, trata-se de um ETF que replica o MSCI China.

Por fim, no último, tem-se um ETF que replica o NASDAQ-100, que é composto pelas 100 maiores empresas não-financeiras listadas na Bolsa Nasdaq.

Vê-se, portanto, como os Fundos de Índice vêm possibilitando o acesso do investidor pessoa física a mercados e ativos antes distantes de sua realidade.

Agora, porém, voltemos ao qual ainda hoje é um dos principais ETFs do nosso mercado: o BOVA11.

O que é BOVA11?

O BOVA11 é um Fundo de Índice gerido pela BlackRock que busca replicar o Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3.

Portanto, quem investir no BOVA11 investirá, indiretamente, nas empresas que compõem o Ibov.

O índice reflete o rendimento das ações com maior volume de negociação na Bolsa, como Petrobras, Vale, Itaú e Bradesco. No geral, pode-se dizer que as maiores empresas negociadas na B3 estão no Ibovespa.

O BOVA11 é um ativo considerado de alta liquidez, sendo um dos ETFs de maior volume de negócio dentre os ETFs com atuação em nosso mercado.

Ademais, o BOVA11 foi criado em 2008, mas só passou a ter mais reconhecimento nos últimos anos.

Vale a pena investir no BOVA11?

Antes de investir no BOVA11, ou em qualquer outro ativo financeiro, o investidor precisa analisar as características do investimento e se ele se encaixa no seu perfil.

De um modo geral, o BOVA11 pode ser uma boa solução de investimento para aqueles que estão iniciando na Bolsa de Valores.

Isso, pois investir em ações por conta própria pode requerer um conhecimento um pouco maior do investidor. Ou, é claro, que ele conte com analistas do mercado auxiliando em suas escolhas.

Assim, esse ETF é uma maneira de diversificar a carteira e, ao mesmo tempo, investir nas principais ações da Bolsa pagando relativamente pouco, de forma segura e cômoda.

Atualmente, no dia 27 de maio, a sua cotação está em R$ 120, aproximadamente.

Por outro lado, também é preciso ponderar que o BOVA11 não permite ao investidor escolher os papéis para investir.

Desse modo, se o Ibovespa estiver indo mal por conta do desempenho ruim de algumas ações, não há o que fazer.

Além disso, o ETF não investe em ações com menor capitalização, que podem trazer bons retornos.

Por fim, vale lembrar que, ao investir no BOVA11, é possível acompanhar o desempenho do seu investimento ao vivo durante o pregão.

Como investir no BOVA11?

O investimento no BOVA11 é feito da mesma forma que investir em ações e outros ETFs.

O interessado deve abrir uma conta em uma corretora e adquirir as cotas.

Além das cotas, é preciso também lembrar dos valores das taxas e os custos incidentes na operação de compra e de venda. A fim de exemplo, a taxa de administração do BOVA11 é de 0,10%, um valor abaixo da média dos outros tipos de Fundo.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você, investidor, a entender melhor o BOVA11.

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Estamos sempre prontos para ajudá-lo!

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe