A Vivo, que pertence ao grupo Telefônica Brasil S.A., é uma empresa que visa à atuação no setor de telecomunicações. Destaca-se no mercado nacional pelo fato de oferecer serviços de telefonia móvel 4G e de banda larga fixa de ultra velocidade, além de TV por assinatura.
De origem espanhola, a Telefónica, fundada em 1924, iniciou suas operações no Brasil quando adquiriu a Telesp – companhia estatal de telecomunicações do Sistema Telebrás – em sua privatização, em 1998, formando a Telefônica Brasil. De início, a empresa oferecia apenas serviços de telefonia fixa no Estado de São Paulo.
No entanto, em 2010, ao adquirir as ações da Vivo – que pertenciam à Portugal Telecom – a companhia se tornou uma das líderes do mercado nacional de telecomunicações por garantir a cobertura total em todo o País. A empresa passou a utilizar o nome Vivo como marca comercial em todo o País somente no ano de 2012.
Ao longo dos anos, com objetivo de ampliar sua infraestrutura e de garantir a sua transformação digital, a instituição contou com estratégias para a expansão de seus negócios. Medidas como a aquisição da empresa de internet GVT, em 2015, e a aquisição total das ações representativas do capital social da Terra Networks Brasil fazem da Telefônica Brasil uma empresa relevante no mercado brasileiro.
No que diz respeito às ações da Vivo, os seus papéis encontram-se, desde 1998, em negociação na Bolsa de Valores brasileira – a B3. Além disso, a companhia de telecomunicações faz parte do Novo Mercado da Bolsa, o mais alto nível de governança corporativa, e do Ibovespa, o principal índice de ações do mercado brasileiro, com as ações VIVT3.
Desde sua entrada no mercado de ações, a empresa tem apresentado bom desempenho ao longo dos anos. Quando começou, em setembro de 1998, suas ações verificavam-se em torno de R$ 10,00. Em outubro de 2020, por exemplo, os papéis estavam cotados a aproximadamente R$ 44,00, mesmo com os problemas ocasionados pela epidemia do coronavírus.
Continue lendo os artigos do Atlas da Bolsa, a série exclusiva da Levante Advice:
- Ações do Magazine Luiza (MGLU3): tudo sobre a empresa e seus papéis;
- Ações da Ambev S/A (ABEV3): tudo sobre a empresa e seus papéis;
- Ações da Vale (VALE3): tudo sobre a empresa e seus papéis.