Buscando bons retornos com baixa volatilidade e alta liquidez
Gestora
Fundada em 2002 pelos sócios Fernando Luiz e Flávio Adorno, a Trópico Latin America Investments nasceu como Orbe Investimentos e fez a mudança de nome em 2010, quando foi decidido aplicar a sua metodologia de trabalho de gestão de recursos a outros países da América Latina. A Trópico é uma gestora de ativos focada no longo prazo e baseada fundamentalmente em ações de empresas listadas na América Latina.
Atualmente, a Trópico possui quatro fundos, sendo três Multimercados (Vex, SF2 Cash e Previdência) e um de Ações (Value).
Equipe / Processo de Investimento
O time de investimentos da Gestora é enxuto, contendo cinco profissionais; porém, em sua maioria, eles possuem mais de quinze anos de mercado.
A equipe de Gestão trabalha, sobretudo, por meio da filosofia do Value Investing, a qual busca companhias subvalorizadas, e com boa margem de segurança. Ademais, procura-se limitar as perdas comprando ações a bons preços, utilizando poucas empresas na carteira e visando a um prazo mais longo de investimento – de mais de cinco anos.
Fundo
Apesar de ser um Fundo relativamente novo, aberto em 2018, a estratégia do Vex começou a ser desenvolvida anos antes de sua abertura, mais especificamente em 2015. A ideia de ganhar com o diferencial de preços das ações, por meio de arbitragem e muito caixa, exigiu anos de estudo e aprimoramento.
Hoje em dia, o Fundo opera seguindo o modelo proprietário, operando em alta frequência um grande número de operações e buscando entregar retornos ainda melhores quando há mais volatilidade na Bolsa. Isso faz com que o Vex seja um Fundo altamente descorrelacionado com o mercado e independente de movimentos direcionais para gerar valor. O Fundo é feito para a composição de uma carteira de investimentos realmente diversificada, uma vez que a sua correlação com os principais índices do mercado, como o CDI e o Ibovespa, é baixíssima.
Por mandato, o Vex pode ter até 20% do PL exposto de modo direcional a pares de ativos, ou seja, pode carregá-los por alguns dias por motivos sempre técnicos. Entretanto, ao longo de sua existência, houve pouquíssimos dias em que se atingiu 10%, e o Fundo tem rodado frequentemente com exposição menor que 5%. O impacto dessa medida tem relação com sua volatilidade ao longo do tempo, e incrementar o carregamento de posições aumenta sua volatilidade e seu retorno – por isso, o gestor utiliza essa medida com bastante responsabilidade.
Historicamente, o Vex possui uma volatilidade de 0,80% ao ano e é descorrelacionado com o Ibovespa.
A previsão da Gestora é fechar o Fundo com um patrimônio de R$ 250 milhões, e isso por entender que existe um patrimônio ótimo para que se possa extrair o melhor da estratégia elaborada pelo Fundo.