Um grupo de sócios experientes, e uma gestora em plena ascensão
Gestora
A Moat Capital é uma gestora independente fundada em 2013. Ela conta com um grupo de cinco sócios com elevada experiência. Em média, eles possuem dezoito anos de atuação no mercado financeiro e cinco anos de trabalho conjunto na Moat.
Os três Fundos de Investimentos da casa são liderados por dois co-gestores, Cassio Bruno e Luiz Aranha. Os demais sócios, Adriano Leite, Marcelo Romeiro e Rodrigo Carrera, dividem-se entre as áreas de Estratégia, Análise e Operações, respectivamente. Enxergamos com bons olhos essa atribuição clara de responsabilidades entre os sócios.
Equipe
Completam o time de investimentos mais sete profissionais – além de Cassio, Aranha e Romeiro – com formação acadêmica de primeira linha. No total, são 10 pessoas na gestão e outras 9 nas demais áreas. O tempo de trabalho conjunto da equipe de Análise é relativamente baixo, de aproximadamente dois anos, porém, alguns deles já trabalharam juntos antes, em outra casa. Esse fator é explicado pela série de contratações no período para dar suporte ao acelerado crescimento, de mais de cinco vezes, dos recursos sob gestão.
A Gestora é uma casa especializada em estratégias de Renda Variável e conta com 3 produtos de ações para diferentes perfis/objetivos: (i) um Fundo Long Only; (ii) uma estratégia Equity Hedge (Long & Short); e um Long Bias.
Fundo
O Fundo Moat Capital FIA é um Fundo de Investimento em Ações que busca investir em empresas que a equipe de Gestão avalie estarem com uma precificação assimétrica pelo mercado em comparação aos Valuations proprietários da Gestora. O alvo de rentabilidade do Fundo é superar o Ibovespa.
O processo de investimento do Moat FIA baseia-se na construção de um portfólio diversificado e que não depende de um único case para gerar retorno. As empresas são avaliadas considerando-se uma abordagem bottom- up e por meio de análises fundamentalistas, nas quais são considerados aspectos quantitativos e qualitativos. Na sequência, os dados são modelados em sistemas proprietários, e os casos são discutidos e aprovados, ou não, em comitês semanais.
Em relação à área de controle de riscos, a Moat Capital conta com um Comitê de Risco focado em garantir o cumprimento das políticas de risco da organização, que estão publicadas no site da Gestora. Além disso, no caso do Fundo de Ações, a gestora utiliza como principais controles de risco: (i) a concentração por ativo (a alocação por empresa pode chegar, no máximo, até 20%) e (ii) a liquidez (o Fundo precisa ser capaz de zerar 50% da sua carteira no período entre o pedido de resgate e a sua liquidação efetiva).
Por fim, vale ressaltar o moderno Moatcast, um podcast mensal que vem sendo publicado no site da gestora desde janeiro de 2020, a fim de tratar sobre os resultados dos fundos no mês que se encerra, sobre as estratégias utilizadas, sobre a situação dos mercados em geral etc.