Explorar ciclos monetários mundiais no mercado de juros, moeda e renda variável
Gestora
Fundada em 2010 por Mário Torós e Rodrigo Azevedo, ex-diretores do Banco Central, a IBIUNA Investimentos é formada por várias gestoras, cada uma relacionada a uma estratégia de Fundo, com destaque para: Macro, Equities e Crédito.
Equipe / Processo de Investimento
O time de investimentos é robusto, sendo composto por analistas, operadores e o gestor. Ademais, o time é responsável pelas análises econômicas e pelas decisões de investimentos e de desinvestimentos. Cada analista fica alocado em uma estratégia distinta, sendo a decisão final tomada sob responsabilidade do gestor.
Fundo
O Fundo Ibiúna Hedge STH FIC FIM iniciou suas atividades em novembro de 2012 e tem como proposta principal se diferenciar por meio da exploração de ciclos da política monetária no mundo, principalmente através de posições nos mercados de juros, de moedas e de renda variável. Para isso, o Fundo utiliza uma análise “top down”.
Ou seja, inicia sua análise por fatores macroeconômicos antes de trabalhar com as questões específicas das empresas individualmente. Dessa forma, o objetivo é ter uma perspectiva mais ampla do cenário para entender como esses fatores macroeconômicos afetarão os mercados e, portanto, os preços das ações.
Ademais, o Fundo não possui limites por classe de ativo ou região e, historicamente, tem uma volatilidade próxima a 8,6% a.a., com uma correlação bem baixa com o Ibovespa de 0,40.
O Fundo apresenta uma estratégia semelhante ao Fundo Ibiúna Hedge FIC FIM, porém com uma volatilidade maior.
Por fim, o Fundo possibilita resgatar a cota em D+3; porém, para isso, o investidor terá de pagar uma taxa de 5% sobre o valor de resgate. Sendo assim, essa possibilidade deve ser evitada e só utilizada em caso de extrema necessidade.