Explorando ciclos monetários mundiais com volatilidade controlada
Gestora
Fundada em 2010 por Mário Torós e Rodrigo Azevedo, ex-diretores do Banco Central, a IBIUNA Investimentos é formada por várias gestoras, cada uma relacionada a uma estratégia de Fundo, com destaque para: Macro, Equities e Crédito.
Equipe / Processo de Investimento
O time de investimentos é robusto, sendo composto por analistas, operadores e o gestor. Ademais, o time é responsável pelas análises econômicas e pelas decisões de investimentos e de desinvestimentos. Cada analista fica alocado em uma estratégia distinta, sendo a decisão final tomada sob responsabilidade do gestor.
Fundo
O Fundo Ibiuna Hedge FIC FIM iniciou suas atividades em outubro de 2010 e tem como objetivo proporcionar aos seus cotistas ganhos de capital no longo prazo. O Fundo busca manter um grau de volatilidade moderado.
Ademais, o Ibiuna Hedge FIC FIM tem como proposta principal se diferenciar por meio da exploração de ciclos da política monetária no mundo, principalmente através de posições nos mercados de juros, de moedas e de renda variável. Para isso, o Fundo utiliza uma análise “top down”, ou seja, inicia sua análise por fatores macroeconômicos antes de trabalhar com as questões específicas das empresas individualmente.
Dessa forma, o objetivo é ter uma perspectiva mais ampla do cenário para entender como esses fatores macroeconômicos afetarão os mercados e, portanto, os preços das ações.
O Fundo não possui limites por classe de ativo ou região e, historicamente, tem uma volatilidade próxima a 3,6% a.a., com uma correlação bastante baixa com o Ibovespa, de 0,23.
O Fundo possibilita resgatar a cota em D+3; porém, para isso, o investidor terá de pagar uma taxa de 5% sobre o valor de resgate. Sendo assim, essa possibilidade deve ser evitada e só utilizada em caso de extrema necessidade.