Equipe enxuta, alta volatilidade e grandes retornos
Gestora
A Forpus Capital é uma gestora independente fundada em 2014 por Francisco Meirelles de Andrade, que possui mais de trinta anos de experiência no mercado financeiro, com passagens por renomadas casas do setor financeiro, tais como o Banco Garantia e o Itaú. Francisco foi, também, fundador da Nest Investimentos, onde ficou até 2013.
Todos os Fundos de Investimentos geridos pela Forpus Capital carregam o DNA de renda variável do seu Gestor. Hoje, a Gestora possui três fundos: (I) o Forpus Ações FIC FIA, o mais antigo da casa; (II) o FORPUS Multiestratégia FIM LP, que é o Multimercado da casa e que pode alocar até 30% no FORPUS Master FIA (isento de taxas); e, por último, (III) o FORPUS 70 Prev FIM, o qual tem como estratégia alocar até 70% em uma carteira que replica a parcela comprada do Forpus Ações FIC FIA e os 30% restantes em Títulos Públicos.
Equipe / Processo de Investimento
O time de investimentos é bastante enxuto, contando com três pessoas: um Gestor de portfólio, um Trader e um Analista, que cobrem, segmentada e individualmente, uma estratégia diferente do fundo. Apesar de a equipe ser enxuta, todos possuem grande experiencia no mercado, além de uma ótima formação técnica. E, caso necessário, a palavra final de investimento é sempre concentrada na experiência do Gestor.
A equipe de gestão utiliza um processo de investimento híbrido, o qual utiliza tanto pesquisas internas quanto externas para dar apoio às decisões do Comitê de Investimento. O processo inicia-se na fase da análise, na qual informações públicas são coletadas de fontes consideradas confiáveis e o time de gestão atribui aos ativos uma perspectiva de rentabilidade e de risco. Na etapa seguinte, chamada de “Construção”, define-se, periodicamente, a carteira-modelo ajustada para os objetivos de performance, a política de investimento e a política de administração de risco do Fundo.
Por fim, vem a fase de implementação, na qual as eventuais alterações na composição da carteira do Fundo para aproximá-la da carteira-modelo são implementadas levando-se em conta a avaliação do nível de risco, os custos de transação e o nível de preço dos ativos.
Fundo
O Fundo Forpus Ações FIC FIA busca gerar retorno priorizando ativos de alta liquidez e apresenta carteiras com exposições médias comprada, de 130%, vendida, de 30%, e líquida, de 100%.
Outra característica do Fundo é a possibilidade de o portfólio poder ser reduzido a uma exposição bruta de 35% em até 20 dias úteis, considerando-se 1/3 do volume médio diário negociado dos ativos. Esse controle de liquidez é mostrado pela Gestora mensalmente na lâmina do Fundo.
O Fundo apresenta, historicamente, uma alta volatilidade (de aproximadamente 25% a.a. desde o início), o que pode gerar desconforto para o investidor que não está acostumado com isso; porém, no médio-longo prazo, os retornos foram, até aqui, compensatórios.