Nesta segunda-feira, 08, o Tesouro Direto realizou uma alteração na cartela de títulos públicos que disponibiliza em sua plataforma, com mudança na data de vencimento dos papéis.
Agora, saem do rol de títulos ofertados pelo programa o Tesouro Prefixado 2023 e o Tesouro Selic 2025. Em seus lugares, entram o Tesouro Prefixado 2024, o Tesouro Selic 2024 e o Tesouro Selic 2027.
No caso, investidores que possuírem os títulos que deixaram de ser ofertados pelo Tesouro Direto podem, ainda, vender suas posições normalmente. Ademais, a consulta de taxas e de preços pode ser feita diretamente no site do programa.
Anualmente, o Tesouro Direto realiza esse tipo de mudança nos títulos públicos que oferta, com o objetivo de garantir que o prazo dos títulos seja sempre superior a dois anos. Assim, o investidor pode pagar a alíquota mínima (de 15% sobre os rendimentos) do IR (Imposto de Renda) caso queria vender os seus papéis.
Em relação aos novos títulos Tesouro Selic (2024 e 2027) ofertados, o Tesouro Nacional afirma que a diferença entre ambos é pequena, mas que o primeiro está menos sujeito, neste momento, às consequências de uma possível marcação a mercado diante das variações de ágio ou deságio do Tesouro Selic. Isso ocorreu, por exemplo, no ano passado, quando o Tesouro Selic foi negociado com deságio nos momentos de 2020 que geraram uma certa insegurança para o investidor. O vencimento mais longo deve evitar que isso ocorra no futuro.