A SFA (Seeking For Alpha) é uma Gestora de recursos independente especializada na gestão de investimentos em ações. Ela foi fundada em 2013. Desde então, é a gestora exclusiva e profissional do Fundo de Ações da Comdesp, o family office da família do fundador da companhia, que possui mais de 40 anos de experiência no mercado acionário e que desenvolveu uma filosofia de investimento em ações focada no retorno a longo prazo. A SFA incorporou essa filosofia de gestão.

Em 2020, a Seeking For Alpha fez a sua estreia no mercado de gestão de recursos para terceiros. A partir de parcerias com algumas plataformas de distribuição de investimentos, a Gestora passou a oferecer a parceiros e a investidores qualificados – que tenham objetivo de retorno no longo prazo – a possibilidade de fazerem parte do Fundo como investidores.

O Fundo SFA EAC FIC FIA BDR NÍVEL I

O SFA é um Fundo de Ações com estratégia Long Only. O seu objetivo é obter retornos em períodos de 5 anos. A SFA enxerga o seu Fundo como uma holding que possui participações em outras empresas, mas com a vantagem de ter liquidez diária na Bolsa de Valores.

As análises dos investimentos são todas desenvolvidas internamente pela equipe de análise própria, e as decisões de investimento são tomadas em um Comitê, que conta com a participações do gestor e da equipe de analistas. O target de rentabilidade do SFA é de 15% a.a.

Em relação ao gerenciamento de risco, a SFA conta com um Comitê de Risco focado em garantir o cumprimento das políticas de risco da organização, que estão publicadas no site.

Vale ressaltar que o SFA pode ser acessado via o fundo feeder: SFA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DE AÇÕES BDR NÍVEL I (CNPJ: 34.507.252/0001-23), que tem aplicação mínima de R$ 1.000,00, prazo de cotização de resgate de D+58 e liquidação de D+2. O Fundo está disponível nas principais plataformas.

A Equipe SFA

A equipe é capitaneada por Ciro Aliperti Neto, gestor do Fundo e sócio fundador da casa. Ciro possui 19 anos de experiência no mercado financeiro e, antes de fundar a SFA, atuou na gestora Ujay Capital, nos bancos Itaú BBA e Unibanco, na corretora Flow e na Focus Invest.

Completam o time de análise mais três profissionais, com formações em Administração, Economia e Engenharia e tempo médio de trabalho em conjunto na SFA de 3,5 anos.

Retornos do SFA EAC FIC FIA BDR NÍVEL I*

Retornos - SFA EAC - Levante Advice

Fonte: Levante Advice.

*Informações de 06/04/2021.

Aqui, ressaltamos que a rentabilidade-alvo do Fundo não é o ibovespa, mas sim 15% a.a.

Investimentos do SFA EAC FIC FIA BDR NÍVEL I*

Maiores posições SFA EAC

Fonte: Levante Advice.

*Informações de 06/04/2021.

Informações técnicas do SFA EAC FIC FIA BDR NÍVEL I

SFA EAC FIC FIA BDR NÍVEL I é um Fundo da Gestora SFA que possui como Gestor Ciro Aliperti Neto.

A sua taxa de administração é de 2,00% ao ano, e a taxa de performance é de 20% do que exceder o índice de referência. A aplicação mínima é de R$ 500.000,00, e o Fundo segue a estratégia de Ações Long Only. A sua liquidez é de D+29.

Atualmente, o Fundo, que é voltado para investidores qualificados, está aberto para captações.

A visão da Levante Advice sobre o SFA EAC FIC FIA BDR NÍVEL I

Com uma sólida filosofia em investimentos em ações, o Fundo SFA EAC FIC FIA BDR NÍVEL I, que possui nota máxima na Avaliação completa da Levante Advice, a qual considera as Metodologias Quantitativas e Qualitativas, se apresenta como um boa alternativa no mercado.

A relação entre "Risco e Retorno" do Fundo também é bastante positiva. Apesar de ele ter sentido, em alguns momentos, o impacto do contexto pelo qual passamos, os seus retornos são satisfatórios, ainda mais em uma visão de longo prazo, mais ampla, muito pela posições estratégias que o Fundo possui no mercado acionário. 

Além disso, o Fundo também possui exposição a ativos no exterior, o que traz uma diversificação maior e proveitosa.

A equipe de investimentos do SFA EAC FIC FIA conta com nomes de peso no mercado, principalmente com o do gestor, Ciro Aliperti, que tem vasta experiência. E os processos de investimento do Fundo são bem estruturados e completos.

A sua liquidez, por fim, também é relativamente positiva, ainda mais para um Fundo da classe de Ações.  

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe