Fundada em 2002 pelos sócios Fernando Luiz e Flávio Adorno, a Trópico Latin America Investments nasceu como Orbe Investimentos e fez a mudança de nome em 2010, quando foi decidido aplicar a sua metodologia de trabalho de gestão de recursos a outros países da América Latina. A Trópico é uma gestora de ativos focada no longo prazo e baseada fundamentalmente em ações de empresas listadas na América Latina.
Atualmente, a Trópico possui quatro fundos, sendo três Multimercados (Vex, SF2 Cash e Previdência) e um de Ações (Value).
O Fundo SF2 Trópico Cash FIM
Em dezembro de 2019, a Gestora SF2 foi incorporada pela Trópico, e, com isso, tanto o Gestor como o Fundo foram agregados ao portfólio da Trópico, dando continuidade à sua estratégia e à sua operação.
Lançado em janeiro de 2015, o Fundo Trópico SF2 Cash FIM tem como política de investimentos superar consistentemente o CDI por meio de operações compromissadas com títulos públicos, títulos de emissão de instituições financeiras (com rating de, no mínimo, AA), Letras Financeiras Subordinadas Novas (LFSN, com rating de, no mínimo, AAA), DPGEs (Deposito a Prazo com Garantias Especiais) e operações de financiamento em Bolsa sem riscos direcional ou de volatilidade. Não está no mandato do Fundo adquirir títulos de crédito corporativo privado.
O Fundo segue a tática de variar o tamanho das 3 estratégias macro de caixa/título público, títulos de instituições financeiras e financiamentos em Bolsa a depender do comportamento do mercado.
A Equipe Trópico
O time de investimentos da Gestora é enxuto, contendo cinco profissionais; porém, em sua maioria, eles possuem mais de quinze anos de mercado.
A equipe de Gestão trabalha, sobretudo, por meio da filosofia do Value Investing, a qual busca companhias subvalorizadas, e com boa margem de segurança. Ademais, procura-se limitar as perdas comprando ações a bons preços, utilizando poucas empresas na carteira e visando a um prazo mais longo de investimento – de mais de cinco anos.
Retornos do SF2 Trópico Cash FIM*
Fonte: Levante Advice
*Informações de 29 de janeiro de 2020.
Investimentos do SF2 Trópico Cash FIM*
Fonte: Levante Advice.
*Informações de 29 de janeiro de 2020.
Informações técnicas do SF2 Trópico Cash FIM
O Fundo SF2 Trópico Cash FIM é um Fundo da Gestora Trópico que possui como Gestor Sérgio Machado.
A sua taxa de administração é de 0,80%, e a taxa de performance é de 20% do que exceder CDI. A aplicação mínima é de R$ 1.000,00, e o Fundo segue a estratégia Multimercados Dinâmico. A sua liquidez é de D+2.
Atualmente, o Fundo, que é voltado para investidores em geral, está aberto para captações.
A visão da Levante Advice sobre o SF2 Trópico Cash FIM
Fundo com uma boa acessibilidade, o SF2 Trópico Cash FIM tem como destaque, a nosso ver, a sua relação entre "Risco e Retorno", com nota 5 em nosso Rating. O Fundo conseguiu, por exemplo, superar a rentabiilidade de seu benchmark em todos os meses do ano passado, e isso sem apresentar um risco elevado aos seus cotistas. Ademais, ele segue bem posicionado para 2021. As suas alocações são bem montadas, com o Fundo conseguindo se posicionar em ações, buscando, assim, maior rentabilidade, e também em Títulos Públicos, o que traz maior segurança à composição da carteira - além, é claro, de outras posições bastante relevantes.
Como outros dois destaques, citamos os fatores "Empresa" e "Pessoas". A Gestora possui uma história consolidada no mercado, com processos internos bem definidos e uma linha de investimento bastante sólida. Já no tocante à Equipe da Trópico, a Gestora conta com nomes de peso em sua composição, com Gestores que possuem vasta experiência no mercado financeiro.
Por fim, a liquidez apresentada é relativamente boa quando comparada ao período de liquidação de Fundos que seguem a mesma linha de investimento do SF2 Trópico Cash FIM.