Diante da onda de investimentos ESG, que veio para ficar, dois novos Fundos com investimentos sustentáveis foram lançados no mercado nesta quinta-feira, 10: Safra Direct Carbono e o Safra ASG Global, ambos geridos pela Safra Asset, do Grupo Safra.
Expandindo o portfólio de produtos ESG, no geral, da gestora, os novos Fundos são voltados para investidores em geral, e não apenas para qualificados - que possuem, ao menos, R$ 1 milhão investidos.
O Safra Direct Carbono, que possui versões em Dólar e em Real, investe os seus recursos no mercado de contratos futuros de crédito de carbono na Europa; mais especificamente, no EU Emissions Trading Systemm, onde acontecem negociações de crédito entre empresas de países que participam do acordo de redução das emissões.
A escolha da Europa como foco do investimento não foi à toa: o velho continente é o local mais avançado em termos de investimentos e práticas ESG no mundo dos negócios. À frente, novos mercados podem ser alvo dos investimentos do Fundo, que possui taxa de administração de 1% ao ano e tem como índice de referência (benchmark) o CDI.
No caso do ASG Global, Fundo de Investimento em Cotas classificado como Multimercado, ele possui exposição ao câmbio e investe, majoritariamente, no Fundo Safra Impacto ASG, o qual está em linha com as premissas de investimento do Fundo. O restante da aplicação, 40%, está investido no JSS Suitainable Equity Global, Fundo criado, em 2005, pela J. Safra Sarasin Asset Management, gestora do Grupo J. Safra com sede na Suíça, e que tem atuação no exterior.
O ASG Global busca superar o Ibovespa, seu benchmark, e cobra taxa de administração de 1% ao ano. O Fundo não possui taxa de administração. A aplicação inicial mínima no produto é de R$ 1 mil e há opções em reais e em dólares.