Nesta segunda-feira, 07, ocorre a estreia de mais um ETF na Bolsa de Valores. Desta vez, trata-se do SAET11, o novo Fundo de Índice (outra nomenclatura para os ETFs) do Banco Safra.
O produto tem como objetivo replicar o desempenho do Índice Bovespa, sendo, portanto, o sexto ETF a fazê-lo em nosso mercado, ao lado de produtos geridos pela BlackRock, pelo Bradesco, pelo Itaú, pela Caixa e pelo Banco do Brasil. No total, a B3 já acumula 28 ETFs de Renda Variável.
A estreia do novo produto marca a entrada do Banco Safra no universo dos Fundos de Índice. Com o lançamento, conforme disse o Banco à imprensa, “o Banco Safra complementa sua ampla grade de investimentos disponíveis, que inclui fundos de gestão ativa consagrados, como Safra Galileo, bem como produtos estruturados e de renda fixa, além do seu fundo imobiliário JS Real Estate”.
Porém, o Banco não para por aí. Neste ano, ainda de acordo com o comunicado, "o banco Safra pretende colocar no mercado ETFs de outros tipos”, o que marca o crescimento da indústria de Fundos de Índice como um todo em nosso País.
O SAET11 possui taxa de administração de 0,25%, um custo menor em comparação com o dos Fundos de Índice BOVA11 e BOVV11 (0,30%), que também replicam o Ibovespa e são os ETFs mais líquidos da Bolsa atualmente.