Abril foi um mês consideravelmente “tranquilo” para os investidores. O Ibovespa – principal índice de ações da Bolsa brasileira – subiu em torno de 1,9% no período, em meio a um contexto de “vai e vem”, no qual o índice não vem apresentando uma direção clara; ocorreu a resolução do Orçamento; a economia global mostrou sinal mais claro de recuperação; entre outros fatores.
Nessa linha, as commodities e empresas de valor de setores cíclicos podem ser vistas como as principais responsáveis pela alta do Ibovespa, por conta de estarem, desde o fim de 2020, em uma trajetória de alta bastante expressiva.
O que impulsiona isso? A retomada da China, fortemente pautada em infraestrutura, a maior liquidez global, a alta do minério de ferro etc. É um cenário muito positivo, pelo menos por agora, para essas ações.
Assim, muitos investidores comuns se aproveitaram desse “boom” de companhias ligadas a commodities... Mas não apenas. Os gestores de Fundos de Investimento não podia ficar de fora desse movimento.
A rentabilidade alcançada por alguns Fundos foi bastante expressiva, principalmente se comparada ao benchmark adotado (o CDI, por exemplo, subiu 0,21% apenas).
Desse modo, neste artigo, falaremos sobre os Fundos de Ações e Multimercados com maiores altas em abril, traçando algumas tendências e trazendo nossa visão.
Fundos de Ações com maiores altas em abril
Para a elaboração do ranking dos Fundos de Ações com maiores altas em abril, selecionamos apenas aqueles com Patrimônio Líquido maior que R$ 100 milhões.
Além disso, em caso de Fundo “similar”, com a mesma estratégia e apenas a liquidez diferente, ou algo do tipo, excluímos aquele que se espelhou no Fundo original.
Abaixo, segue o ranking:
Novamente, vê-se o Hayp FIA nas primeiras posições, como vem ocorrendo desde o começo do ano. O Fundo vem alcançando sucesso em seu book de ações, com, em abril, Positivo, Assaí e PCAR3 puxando o alto retorno do Fundo.
Além disso, a sua estratégia de alocação no caso de Assaí e Pão de Açúcar foi de bastante sucesso, com os frutos colhidos rapidamente, assim como o posicionamento do Fundo em setores mais ligados à tecnologia.
Outro ponto importante de se destacar sobre esses Fundos é a presencia da estratégia Small Caps. Algumas dessas ações, que pertencem a empresas menores e mais escaláveis, apresentaram alta em abril, o que impulsionou os Fundos posicionados nelas.
Não podemos deixar de citar, também, as commodities. O crescimento que ações como Vale, Gerdau, JBS, Usiminas, entre outras, impulsionou a carteira de Fundos de Ações que estiveram – ou ainda estão – posicionados nelas durante o mês passado.
Fundos Multimercado com maiores altas em abril
Para os Multimercados, usamos os mesmos parâmetros na seleção dos Fundos com maiores retornos.
A Versa, que conseguiu alcançar uma rentabilidade expressiva no mês, teve resultados bastante positivos em, de acordo com o exposto em sua carta de abril, Hering e Guararapes, empresas com posições relevantes na carteira do Fundo – ao menos, no tocante ao setor.
Vale destacar, também, a presença de Fundos com foco em Investimento no Exterior na lista. Bolsa americana e América Latina são dois destaques entre os focos de alocação dos Fundos Multimercados.
De maneira geral, os Fundos Multimercados têm vislumbrado crescimentos de popularidade e de alocação bastante relevantes desde o fim do ano passado. E os Investimento no Exterior são um dos principais tipos dentro da Classe responsáveis pelo aumento da captação líquida dos Multimercados.