O banco digital Nubank, um dos maiores do País, anunciou nesta terça-feira, 21, que irá lançar seus primeiros Fundos de Investimento, buscando ampliar ainda mais a sua oferta de produtos para a sua base de clientes, que conta com mais de 35 milhões de pessoas atualmente.
De início, o banco anunciou três Fundos, que pertencem à Classe de Multimercados, divididos em Seleção Cautela, Seleção Equilíbrio e Seleção Potencial.
Percebe-se, como fica claro, que os Fundos provavelmente terão graus de risco – e, consequentemente, de potencial de ganhos – diferentes (na ordem acima, do menos arriscado ao mais).
Os Fundos serão compostos por cotas de outros Fundos de Investimento do mercado e terão, em suas carteiras, ativos como ações no Brasil e no exterior, títulos de renda fixa, dólar, ouro, entre outros.
A variedade dos ativos, assim como o grau de alocação, dependerá da exposição ao risco dos três diferentes Fundos.
Ademais, vale dizer que os Fundos serão restritos a clientes do banco, com, inicialmente, uma disponibilização exclusiva a uma base restrita de clientes – que será expandida posteriormente.
As aplicações serão a partir de R$ 1,00; ou seja, os Fundos são bastante acessíveis. As taxas de administração variam de 0,3% a 0,5%, a depender do produto, além das cobradas pelos Fundos em que os do Nubank investir.
Inicialmente, os clientes interessados pelos Fundos do banco serão direcionados ao produto com o qual os seus perfis forem mais compatíveis. Esse direcionamento ocorrerá a partir de um questionário respondido no aplicativo do Nubank.
Ainda não foi relevado o limite (ou as estimativas) de captação para os três Fundos.
De acordo com o planejamento do banco, novos produtos mais complexos de investimento serão lançados daqui em diante.