A Inter Asset foi fundada em 2003 com o nome de DLM Invista. Em 2020, trocou de nome para Inter Asset, após a aquisição, pelo Banco Inter, do controle do seu capital acionário.
Os gestores dos Fundos continuaram os mesmos de antes da aquisição e mantiveram participações acionárias minoritárias na Gestora. Os Fundos que carregam a marca DLM seguiram sem alteração de nome ou estratégia.
O Fundo Inter DLM Hedge Conservador II
O Fundo DLM Hedge Conservador II é um Fundo Multimercado que segue a estratégia de Renda Fixa com liquidez em D+1. A estratégia do Fundo é pautada na gestão ativa de crédito privado high grade (alta qualidade e liquidez), em conjunto com operações de arbitragem (financiamento a termo). Os investimentos da Gestora se baseiam em análises intensivas em pesquisa, com forte exigência qualitativa em relação às informações que suportam as decisões de investimentos.
O alvo de rentabilidade do Fundo é de 100% a 103% do CDI, com um target de volatilidade de 0,0% a 0,5% em 12 meses.
O processo de investimento do DLM Hedge Conservador II possui etapas bem definidas. A cada nova operação de crédito o gestor realiza uma análise do relatório de rating da operação, em conjunto com diversas análises proprietárias em relação ao setor e à empresa-alvo. Por fim, as decisões de investimento são tomadas por unanimidade em um Comitê de Investimentos.
Em relação ao controle de risco, a Inter Asset conta com um Comitê de Risco focado em garantir o cumprimento das políticas de risco da organização, que estão publicadas no site da Gestora. Além disso, um membro da equipe de risco participa de todos os Comitês de Investimento para apresentar as análises dos indicadores de risco dos portfólios, e, caso o limite do mandato de risco venha a ser superado, o gestor toma medidas imediatas para realizar o enquadramento.
A Equipe Inter
O principal nome da casa é o do gestor, sócio e fundador da DLM: Daniel Castro. Daniel possui formação em Economia pela UFMG e MBA em Finanças pelo IBMEC. Completam o time de gestores Marcelo Mattos (CGA) e Mariana Pereira (CFA, FRM, CAIA), ambos economistas, formados também pela UFMG, e que trabalham na casa desde 2011.
Além dos gestores, o time de investimentos conta com mais 5 profissionais, majoritariamente economistas – formados pelo IBMEC-MG. O tempo de trabalho conjunto da equipe de análise é relativamente baixo, de aproximadamente dois anos. A equipe da Gestora conta ainda com profissionais nas áreas de risco, operações, comercial e jurídica.
Retornos do Inter DLM Hedge Conservador II*
Fonte: Levante Advice.
*Informações de 03 de março de 2021.
Vale dizer que o benchmark do Fundo não é o CDI, mas sim 100% a 103% do CDI. Porém, usamos o CDI como forma de facilitar a visualização de seus retornos.
Investimentos do Inter DLM Hedge Conservador II*
Fonte: Levante Advice.
*Informações de 03 de março de 2021.
Informações técnicas do Inter DLM Hedge Conservador II
O Inter DLM Hedge Conservador II é um Fundo da Gestora Inter Asset que possui como Gestor Marcelo Miranda De Mattos.
A sua taxa de administração é de 0,50% ao ano, e o Fundo não possui taxa de performance. A aplicação mínima é de R$ 3.000,00, e o Fundo segue a estratégia de Renda Fixa Crédito Livre. A sua liquidez é de D+1.
Atualmente, o Fundo, que é voltado para investidores em geral, está aberto para captações.
A visão da Levante Advice sobre o Inter DLM Hedge Conservador II
Fundo com uma liquidez muito boa e um valor mínimo de aplicação não muito elevado, o DLM Hedge Conservador II se mostra uma alternativa viável para aqueles que buscam por aplicações de Renda Fixa que tragam bastante segurança e possam ser facilmente liquidadas. O Fundo vem apresentando uma rentabilidade em recuperação e possui posições em ativos que não trazem muitos riscos ao investidor. A sua relação entre "Risco e Retorno" está, atualmente, na Avaliação Completa da Levante Advice, que considera as Metodologias Quantitativa e Qualitativa, com nota 3 (de 5).
No quesito "Liquidez", como antecipado, o Fundo se sai muito bem, inclusive dentre os seus pares da Renda Fixa, possuindo nota 4 (de 5). No tocante aos processos de investimento, segmento avaliado com nota 4 (de 5) neste momento, assim como no caso de boa parte dos Fundos Inter aqui avaliados, o Inter DLM Hedge Conservador II possui processos bem definidos e completos, com as alocações passando por etapas complexas até sua efetivação. Há a análise do relatório de rating da operação por parte do gestor, e as decisões de investimento são tomadas por unanimidade em um Comitê de Investimentos.
Por fim, a Equipe de Análise (e os gestores) é, também, bastante completa, contando com nomes de peso. Esse pilar recebe a avaliação de 4 (de 5) atualmente em nossa Metodologia. No tocante à empresa, com nota 4, também, a Inter Asset é uma gestora reconhecida no mercado e possui um histórico consistente.