O ciclo de alta dos juros cria um cenário desafiador para o mercado de fundos imobiliários no curto prazo, mas a alta volatilidade do momento pode oferecer oportunidades de ganho de capital para os investidores com visão de longo prazo, conforme a análise da equipe do Inter em relatório sobre sua carteira recomendada de FIIs para setembro. A carteira sofreu desvalorização de 2,28% no período, marcado por turbulências internas e externas.

Em meio à aceleração persistente da inflação e a consequente elevação da taxa Selic, nota-se uma migração de capital da renda variável para a renda fixa, o que prejudica principalmente os fundos imobiliários de tijolo, que têm mais dificuldade para repassar a alta da inflação para os seus rendimentos. Diante desse contexto, os fundos de tijolo são negociados atualmente com descontos relevantes, que variam entre 75% e 90% em relação ao valor patrimonial por cota.

A expectativa para esse segmento é de recuperação gradual da rentabilidade, conforme os contratos de locação são renovados e reajustados de acordo com a inflação, “o que significa um bom ponto de entrada no investimento da categoria”, de acordo com a equipe do Inter. Além disso, a reabertura da economia deve impulsionar o desempenho de fundos de shoppings e lajes comerciais.

Outro segmento que foi severamente penalizado nos últimos meses é o de fundos de fundos, que acumula queda de 17% no ano em média. Os fundos de fundos são negociados com descontos que variam entre 80% e 90% em relação ao seu valor patrimonial, e devem se beneficiar da eventual recuperação dos fundos de tijolo, que compõem uma parcela significativa de suas carteiras.

Os fundos imobiliários que investem em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), por sua vez, têm se mostrado os mais resistentes à alta dos juros, especialmente graças à agilidade com a qual estes produtos conseguem repassar a alta da inflação para seus cotistas, conservando a atratividade do investimento.

Por João Marinho.


*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe