Ontem, 04, a Hashdex anunciou que pretende lançar, em parceria com a Victory Capital, gestora bastante representativa no mercado americana, o primeiro ETF (também conhecido como Fundo de Índice) dos EUA acompanhando um índice que é composto por uma cesta de criptoativos. A informação foi divulgada pelo portal Valor Investe.

De acordo com o reportado, a gestora brasileira já apresentou à SEC (Securities and Exchange Commission - CVM americana) a documentação para o registro do produto. Ainda não há previsão de quando o ETF possa ser aprovado. E não se sabe, também, se ele será de fato lançado.

Isso, pois diversas gestoras de peso no mercado americano tentaram lançar por lá, nos últimos tempos, ETFs de criptoativos, mas a SEC barrou todos os pedidos, mesmo em meio a um ambiente muita mais desenvolvido que o nosso em relação aos Fundos de Índice. A aprovação, portanto, seria um divisor de água - ainda mais considerando a representatividade da Victory nos EUA.

O Fundo que a Hashdex pretende lançar junto à Victory teria o mesmo modelo do brasileiro HASH11, da gestora. Ou seja, buscaria replicar a rentabilidade do índice Nasdaq Crypto Index (NCI), co-desenvolvido pela gestora brasileira com a bolsa de valores americana Nasdaq e que possui oito criptoativos em sua carteira teórica: bitcoin, ethereum, litecoin e bitcoin cash e os protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) Chainlink, Uniswap, Stellar e Filecoin.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe