Segundo informações da XP Investimentos, o Fundo Verde, que está, sem dúvidas, dentre os mais bem sucedidos da história do mercado de capitais brasileiro, reabrirá para captação em fevereiro deste ano.

O Fundo conta com Luis Stuhlberger em sua gestão, um dos gestores mais reconhecidos de nossa indústria, e possui uma rentabilidade acumulada impressionante: desde sua abertura, em janeiro de 1997, o Fundo tem uma rentabilidade acumulada de aproximadamente 18.600%.

A data de agendamento e a data de liquidação ainda não foram definidas, mas, de acordo com a XP, o capacity será bastante limitado – ou seja, a janela de investimento até que o Fundo atinja o Patrimônio Líquido esperado será curta.

O Fundo estará disponível na XP e na Rico por meio do Verde AM X60 Advisory FIC FIM, um Fundo Espelho que compra as cotas do Fundo Master – ou seja, replica a sua estratégia.

Felipe Bevilacqua, CIO da Levante Advice, teceu comentários sobre o Fundo na última vez em que abriu para captações, em 2018. À época, o retorno acumulado do Fundo desde sua abertura era de aproximadamente 15.000%. Segundo Bevilacqua, em comentário que pode ser enquadrado no momento pelo qual passamos:

“O fundo tem uma característica única: Stuhlberger tem seus momentos de melhor gestão quando mercado e economia estão ruins. Foi assim em 1997, no panorama da crise asiática em que uma posição grande nos juros de curto prazo lhe rendeu um bom desempenho.

Foi assim também em 1999, no momento da troca de Câmbio Fixo para Câmbio “Flutuante” (que não era tão flutuante assim), que criou uma maxidesvalorização do real. As posições em dólar naquele ano foram as principais responsáveis por um desempenho de 135,40% no ano (contra um CDI de 25,17%)."

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe