O dia é de tranquilidade. Afinal, o feriado municipal do aniversário da cidade de São Paulo fez com que a Bolsa se encontre fechada nesta segunda-feira, 25.
Já ao redor do mundo (veremos os impactos reais amanhã, 26) o dia é positivo. Isso se deve a dois fatores: (i) à expectativa de bons resultados do 4º trimestre de 2020 de algumas empresas de tecnologia dos EUA, o que animou os investidores por lá; e (ii) aos desdobramentos das primeiras decisões do novo presidente dos EUA, principalmente em função dos estímulos econômicos.
No cenário local, o pedido de demissão de Wilson Ferreira, CEO da Eletrobras, deve repercutir. O fato por si só não é tão negativo, mas tal pedido sinaliza que praticamente não teremos a privatização da estatal e, também, que o caminho é um pouco mais difícil para as outras estatais, o que gerará uma repercussão negativa.
Uma boa forma de observarmos qual seria o movimento dos mercados por aqui caso estivessem abertos é por meio de ETFs (Exchange-traded Funds) negociados nos EUA.
O iShares MSCI Brazil ETF (EWZ) é negociado na Bolsa de Nova York e é formado por empresas brasileiras que possuem ações nela (ADR - American Depositary Receipts). Como as empresas possuem cotações por lá, é seguido o calendário americano.
Abaixo, segue a composição das 10 maiores posições do EWZ (Shares MSCI Brazil ETF):
Elaboração: Levante Advice.