Nesta quarta-feira, 18, estreia na Bolsa o novo Fundo da Hashdex, gestora carioca que gere o HASH11, principal veículo de criptomoedas do nosso mercado. O novo ETF se chama Hashdex Nasdaq Ethereum Reference Price Fundo de Índice, ou ETHE11, e possui 100% de exposição ao Ethereum (ETH).
Segunda maior criptomoeda do mundo, o ETH, ou melhor, seu token de negociação, vem em um movimento representativo de alta nos últimos tempos, tendo já ultrapassado o patamar de US$ 3 mil.
Os motivos principais para essa recente alta são dois. Primeiro, a alta do Bitcoin, principal criptoativo do mundo e responsável por "guiar" o mercado de moedas digitais (ou seja, quando ele sobe, a tendência é que a maior parte delas também o façam; e vice-versa). Segundo, uma recente atualização que ocorreu na rede, chamada de "London Fork", e que busca melhorar a escalabilidade do ETH e diminuir custos.
O novo ETF da Hashdex, o ETHE11, terá taxa de administração de 0,7% ao ano (todas as taxas, a local e a do ETF replicado, inclusas). Ele replica um outro Fundo de Índice do exterior, o Hashdex Nasdaq Ethereum ETF. Este, por sua vez, busca replicar um índice de referência composto apenas por Ethereum.
Os coordenadores da oferta são: Itaú BBA, XP e Genial. A estimativa é que o valor mínimo de investimento no ETHE11 fique em torno de R$ 50,00.