A VRB anunciou, nesta segunda-feira (26), o lançamento do VRB FIC FIA, Fundo de Fundos de ações com exposição a grandes gestoras do mercado. O produto tem em sua carteira cotas de Fundos da Atmos, Velt, Oceana e Sharp.
O FOF (Fundos de Fundos) tem um investimento mínimo de R$ 10 mil e é destinado a investidores qualificados, aqueles com no mínimo R$ 1 milhão em investimentos. Além disso, o Fundo tem como objetivo superar o Ibovespa no longo prazo, cobra uma taxa de administração de 1% e uma taxa de performance de 10% do que exceder o benchmark.
Ademais, o Fundo será oferecido a family offices e para investidores através da XP. A gestão do VRB FIC FIA é de responsabilidade da Tera Capital.
O Fundo terá produtos de oito gestoras em sua composição, sendo eles: Tera ATM FIC FIA (Atmos), Velt III 90 FIC FIA (Velt), Oceana Selection 30 FIC FIA (Oceana), Truxt I Valor (Truxt), Sharp Equity Value Feeder FIC FIA (Sharp), Moat Capital Advisory FIC FIA (Moat), Tork LO FDR I FIC FIA (Tork) e Constellation Compounders FIA (Constellation).
Iniciativa filantrópica
O VRB FIC FIA terá foco filantrópico, com a reversão das taxas convertidas para projetos sociais. Segundo a VRB, o objetivo, além de ajudar na diversificação da carteira do investidor, é a construção de um Fundo Patrimonial para financiar projetos educacionais para futuras gerações de pessoas vivendo em situações vulneráveis.
Atualmente, a VRB auxilia projetos educacionais e de inclusão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco.
Por fim, a instituição nasceu com inspiração no modelo e grandes endowments de faculdades americanas