Os principais mercados de ações internacionais iniciam agosto em alta nesta segunda-feira (2), reagindo a balanços corporativos e indicadores de atividade (PMI) na Europa que vieram acima das expectativas, deixando os temores sobre a variante Delta da Covid-19 em segundo plano.
Na Ásia, as bolsas registraram ganhos, com investidores monitorando a safra de resultados das empresas que estimularam o apetite ao risco.
Na agenda econômica, o índice de gerentes de compras (PMI) da zona do euro mostrou continuidade da aceleração da atividade em julho. Mas o indicador caiu na China no mesmo período, refletindo as fortes inundações e um ressurgimento das infecções pelo coronavírus que pesaram sobre a produção e sobre novos pedidos.
O mercado encara uma semana carregada de eventos importantes, incluindo o Relatório de Emprego dos Estados Unidos referente a julho, além da expectativa pela aprovação do plano de infraestrutura de Joe Biden. Os senadores dos EUA que negociam o pacote de infraestrutura de US$ 550 bilhões concluíram o texto do projeto de lei, acelerando um debate no Senado que provavelmente terá aprovação nesta semana.
Em meio aos temores sobre crescimento, o mercado está de olho na temporada de resultados trimestrais das empresas. Segundo analistas, até o momento, mais de 90% das companhias reportaram números acima do esperado.
Por volta de 8h00 (horário de Brasília), o índice europeu Euro Stoxx 600 subia 0,4%. Na Bolsa de Nova York, os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq tinham alta de, respectivamente, 0,2%, 0,5% e 0,5%.
*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.