Os principais mercados de ações internacionais sobem nesta sexta-feira (23), com as bolsas europeias e os índices futuros em Wall Street completando 4 altas seguidas diante do otimismo com resultados trimestrais de empresas.
Até quarta-feira (21), nos Estados Unidos, 15% das companhias do S&P 500 já tinham divulgado seus balanços do segundo trimestre do ano, das quais 88% ultrapassaram as projeções de analistas.
Isso ajuda a estimular o apetite por ações entre investidores, apesar de indicadores econômicos mistos e de preocupações com a disseminação da variante Delta da Covid-19.
Em destaque na agenda econômica desta sessão, as vendas no varejo do Reino Unido subiram 0,5% em junho ante maio, segundo dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). A leitura surpreendeu analistas.
Além disso, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 59,5 em junho para 60,6 em julho, no maior nível em 252 meses, segundo dados preliminares divulgados pela IHS Markit.
Por volta de 8h10 (horário de Brasília), o índice europeu Euro Stoxx 600 subia 1%. Em Nova York, os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançavam cerca de 0,5%.
Na Ásia, as bolsas fecharam o último pregão da semana majoritariamente em queda. Predominou novamente a incerteza em relação à pandemia de Covid-19, com o avanço da variante Delta do coronavírus, o que já havia derrubado os mercados na segunda-feira, (19). Também houve preocupação com possíveis regulações na China contra empresas de tecnologia, como a Didi Global.
*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.