Os principais mercados de ações internacionais iniciam a semana em alta nesta segunda-feira (23), com investidores aguardando o simpósio anual do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que começa na quinta-feira (26) e reúne os banqueiros centrais mundiais.
O encontro, que desta vez será online ao invés do seu palco habitual em Jackson Hole, Wyoming, contará com discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, na sexta-feira (27), e há a expectativa de que ele comente sobre o possível início da remoção de estímulos à economia.
A ata da última reunião do Fed, publicada na semana passada, apontou uma maior probabilidade de que a redução do programa de compras de ativos se inicie esse ano. E o discurso de Powell pode servir como pista para os próximos passos do banco central dos EUA.
Em paralelo, os índices de atividade PMIs na Europa mostram leve recuo em agosto, mas continuam acima da faixa de 50 pontos, o que indica continuidade da expansão.
Assim, investidores aproveitam para garimpar ações que foram excessivamente penalizadas na semana passada, a pior para os mercados desde fevereiro, segundo agências internacionais.
Por volta de 8h30 (horário de Brasília), os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançavam, respectivamente, 0,4%, 0,3% e 0,3% na Bolsa de Nova York. Já o índice europeu Euro Stoxx 600 ganhava 0,5%.
Na Ásia, as bolsas fecharam em alta nesta segunda-feira, em dia de recuperação após perdas recentes, incentivadas pelo bom desempenho dos mercados de Nova York na sexta-feira (20).
*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.