As bolsas europeias e os índices de ações em Wall Street caminham para testar novos recordes nesta sexta-feira (16) diante de indicadores fortes da economia chinesa e uma série de resultados corporativos acima das expectativas.
O PIB da China avançou 18,3% no primeiro trimestre de 2021 em relação a igual período do ano anterior, uma taxa recorde de crescimento que reflete o tombo no início de 2020 em função da pandemia, ainda que levemente abaixo das expectativas. Dados de produção industrial e vendas do varejo também expandiram a taxas de 2 dígitos.
Os indicadores chineses, combinados com os números acima das expectativas divulgados nos Estados Unidos na véspera, endossam a percepção de que a recuperação da economia global está ganhando tração, o que alimenta o apetite por ações.
No cenário corporativo, as ações do setor automotivo se destacam na ponta positiva na Europa após a montadora Daimler informar que o balanço do primeiro trimestre deve superar as estimativas de analistas.
Por volta de 7h40 (horário de Brasília), o índice europeu Euro Stoxx 600 subia 0,6%, enquanto os futuros do Dow Jones e S&P 500 exibiam alta de, respectivamente, 0,2% e 0,1%. O futuro do Nasdaq, por sua vez, caía 0,1%. As bolsas em Wall Street estão sensíveis a movimentos de realização de lucros após o Dow Jones superar os 34.000 pontos pela primeira vez na história.
Na Ásia, as bolsas fecharam em alta generalizada, após a divulgação de sólidos dados econômicos chineses, incluindo os números do PIB, embora a maioria deles tenha vindo abaixo das expectativas.
*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.